segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Vídeo mostra pânico após detenção de 17 mil funcionários em aeroporto de Xangai para teste de covid,OESP

 Eva Dou, The Washington Post

23 de novembro de 2020 | 11h41

SEOUL - Os vídeos feitos por smartphones da noite de domingo, 22, na China, parecem saídos de um filme de ficção científica: centenas de trabalhadores em uma estrutura de estacionamento de aeroporto se levantam contra guardas em macacões brancos que bloqueiam a saída. Os trabalhadores gritam. Os oficiais de segurança respondem em megafones.

“Apenas me deixe ir”, grita um homem na multidão. “Eu não quero morrer aqui”, grita outro.

ctv-mr3-xangai
Trabalhadores do aeroporto de Xangai esperam por testes de coronavírus. Foto: AP

A razão pela qual mais de 17 mil funcionários foram contidos dentro do aeroporto principal de Xangai no domingo? Sete casos de coronavírus foram descobertos na unidade de carga.

Na manhã de segunda-feira, autoridades locais anunciaram que 17.719 trabalhadores de carga do aeroporto haviam sido testados para o vírus em uma noite. Todos os 11.544 resultados recebidos até agora foram negativos, disseram.

Vídeos oficiais mostraram trabalhadores esperando em filas ordenadas para o teste, ao som de uma suave música de piano.

Não se sabe onde os trabalhadores estão agora. Um porta-voz do aeroporto se recusou a dizer na segunda-feira se eles ainda estavam no local, colocados em quarentena ou com permissão para voltar para casa.

Anteriormente, em uma entrevista coletiva, as autoridades culparam um voo de carga vindo “da América do Norte” como a possível fonte do surto, ao mesmo tempo que prometeram aos trabalhadores da carga acesso a uma vacina.

“Serão tomadas providências para que os trabalhadores de alto risco recebam uma vacina contra o coronavírus para uso de emergência, com consentimento informado”, disse Zhou Junlong, vice-presidente do Shanghai Airport Group.

Centenas de voos para o Aeroporto Internacional Pudong, de Xangai, foram cancelados na segunda-feira, de acordo com o aplicativo de rastreamento de voos UmeTrip.

A China manteve sua contagem de casos de coronavírus baixa, reprimindo duramente os novos aglomerados. No início do segundo trimestre na China, as cidades de Qingdao e Kashgar testaram, cada uma, milhões de residentes em questão de dias para garantir que pequenos focos da doença fossem extintos. As fotos mostraram longas filas nas ruas depois de escurecer.

O caso de Xangai no domingo deu um raro vislumbre do número de pessoas envolvidas nessas blitz de testes. Vídeos de smartphones que circulam nas redes sociais chinesas mostram milhares de trabalhadores de carga detidos no estacionamento de um aeroporto enquanto aguardam sua vez para o teste. As pessoas gritavam enquanto eram empurradas para frente e para trás.


"Oh meu Deus, eles estão lutando", gritou uma mulher, enquanto uma multidão empurrava os trabalhadores com uniformes de materiais perigosos bloqueando a saída. 

Uma pessoa foi carregada, com alguém no vídeo dizendo que a pessoa desmaiou. O Washington Post não conseguiu entrar em contato com os funcionários do aeroporto para confirmar.

Autoridades de Xangai decidiram entrar em ação no domingo, quando dois novos casos positivos de coronavírus foram detectados, elevando o número de casos no aeroporto para sete.

Os novos pacientes eram um responsável por cargas de 49 anos cujo teste do colega deu positivo na sexta-feira, e a esposa de 31 anos de um cargueiro que também fez um teste positivo no sábado, disse a Comissão Municipal de Saúde de Xangai.

O teste durante a noite pareceu em parte um esforço das autoridades de Xangai para mostrar que estavam fazendo o possível para conter o surto, depois que casos continuaram a pipocar ​​na unidade de carga do aeroporto semanas após o primeiro.

Em 8 de novembro, um oficial cargueiro de 51 anos do aeroporto - identificado pelas autoridades apenas por seu sobrenome, Wang - deu entrada no hospital com febre, cansaço e nariz entupido, e o teste deu positivo no dia seguinte.

Seu colega de trabalho, identificado como Lan, voltou para sua província natal de Anhui e testou positivo em 10 de novembro.

Na sexta-feira passada, um manipulador de triagem de carga de 39 anos, chamado Wu, testou positivo, assim como sua esposa e dois colegas de trabalho. O sétimo paciente era a esposa de um dos colegas de trabalho de Wu.

Em uma entrevista coletiva na segunda-feira, autoridades locais culparam o agrupamento em um contêiner de carga enviado da América do Norte, dizendo que Wang e Lan o limparam juntos em 30 de outubro antes de desenvolver sintomas uma semana depois.

“Havia muito acolchoamento de espuma no interior e estava úmido”, disse Sun Xiaodong, vice-diretor do centro de controle de pandemia da cidade. “A pesquisa mostrou que o coronavírus pode sobreviver em condições vedadas e úmidas, e nenhum dos dois usava máscara facial durante a limpeza.”

 

Os oficiais prometeram medidas de prevenção mais rígidas na unidade de carga do aeroporto, mas o objetivo inicial era testar todos em um dia - e fazer com que todos cooperassem.

Um vídeo que circulou pela internet mostrou pessoas descendo uma escada de incêndio na noite de domingo e pisando em um jardim, enquanto tentavam escapar da multidão de milhares. Parte do medo parecia estar enraizado na incerteza sobre quando eles poderiam ir embora.

Em um dos vídeos, um anúncio ecoa em um loop: “Por favor, faça fila para o teste de ácido nucleico. Não empurre e tenha cuidado com a sua segurança. ”


Nenhum comentário: