O ex-prefeito João Doria foi eleito governador de São Paulo na noite deste domingo (28). A vitória do tucano, que recebeu 51,77% dos votos, é a sétima do PSDB, que está no comando do estado há 24 anos.
Mario Covas foi o primeiro tucano a governar o estado. Ele interrompeu a gestão do à época PMDB, hoje MDB, que se manteve no Palácio dos Bandeirantes de 1983 a 1995.
Covas foi reeleito em 1998. Entretanto, com sua morte em 2001, Geraldo Alckmin, então vice-governador, assumiu o comando do estado.
Alckmin conseguiu se reeleger na sequência, e deixou o posto para concorrer às eleições presidenciais.
O mesmo ocorreu com José Serra em 2006. Eleito governador, ele permaneceu no cargo até abril de 2010, quando renunciou para concorrer à presidência pelo PSDB. Alberto Goldman, vice de Serra, foi quem governou o estado até 2010, ano em que Geraldo Alckmin foi eleito.
Alckmin governou o estado de 2010 a abril de 2018, quando novamente deixou o posto para ser o candidato dos tucanos à presidência.
Apesar da manutenção dos tucanos no Palácio dos Bandeirantes, 2018 foi um ano de rachas internos no partido e derrotas.
Na bancada federal, a legenda perdeu oito cadeiras. Em São Paulo, na Assembleia Legislativa, o PSDB encolheu 57%. Foi a menor votação do partido em 30 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário