Modelo "4 em 1", de 1991, pesa apenas 650 kg e faz a alegria de engenheiro desde 2003
Belisa Frangione
Márcio Fernandes
Modelo foi produzido apenas em 1991
Quatro modelos de carro em uma única carroceria. Esse era o projeto arrojado do compacto Gurgel MotoMachine. Foram produzidas menos de duzentas unidades e uma delas, de 1991, pertence ao engenheiro mecânico João Carlos Bajesteiro. Ele a encontrou em São Caetano do Sul, no ABC paulista, em 2003, após seis meses de busca pelo modelo.
“Ele estava exatamente como agora, em ótimo estado. Só precisei fazer uma pintura e retífica”, relembra.
A peculiaridade do modelo é que ele pode ficar com estilos diferentes: com teto rígido, com capota de lona, conversível e com para-brisa rebatido sobre o teto. Esta opção prometia, segundo anúncio da época, oferecer “a liberdade e a emoção de uma moto”, mas exigia a utilização de óculos especiais.
A paixão do engenheiro pela marca é tanta que em 2009 ele adquiriu o “irmão policial” do MotoMachine. Chamado de Patrol, o carrinho foi desenvolvido para servir a Polícia Militar de Minas Gerais. No entanto, a ideia não foi para frente.
Impressões
Dar a partida exige uma pisada mais funda no pedal do acelerador. Em compensação, este é o único ruído mais alto por parte do motor Enertron dois-cilindros de 33 cv. O câmbio manual de quatro marchas faz as trocas sem dificuldades. Mas o compacto exige uma atenção redobrada em buracos e curvas: a suspensão pode maltratar os ocupantes e a carroceria, feita de aço especial, acrílico e fibra é extremamente leve. Pesa apenas 650 quilos. Como comparação, um Smart ForTwo, considerado o menor carro em circulação no Brasil, tem 120 quilos a mais.
Tão leve quanto o carro é a direção que, por incrível que pareça, não é hidráulica. A velocidade máxima é de 115 km/h. Bajesteiro afirma que o carro é bastante econômico: “Faz 15 km/l na estrada.”
História
Compacto de dois lugares, o MotoMachine foi apresentado pela Gurgel no Salão Internacional do Automóvel de 1990 e lançado um ano depois. Foram fabricadas pouco mais de 170 unidades. O projeto era do próprio dono da marca, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. O modelo foi produzido apenas em 1991, três anos antes de a fábrica entrar em processo de falência
João Carlos Bajesteiro comprou o Gurgel MotoMachine em 2003
Foto: Márcio Fernandes
Foto: Márcio Fernandes
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