domingo, 18 de junho de 2023

Exército decide anular nomeação de coronel que sugeriu golpe a auxiliar de Bolsonaro, FSP

 Cézar Feitoza

BRASÍLIA

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, decidiu anular a nomeação do coronel Jean Lawand Junior para a Representação Diplomática do Brasil nos Estados Unidos, em Washington.

Trata-se de uma reação após a Polícia Federal identificar uma série de mensagens em que o militar sugeria ao ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid, que auxiliasse o então presidente a "dar uma ordem" para ação das Forças Armadas contra a eleição de Lula (PT).

O coronel Jean Lawand - Reprodução/ Exercito Brasileiro

A decisão foi tomada em reunião com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro na noite de quinta-feira (15), horas após a revelação do caso. O presidente Lula foi avisado em uma reunião no Palácio do Planalto no início da tarde desta sexta (16).

Segundo relatos de pessoas que acompanham o caso, o comandante do Exército apresentou a solução como uma forma de possibilitar que Lawand responda judicialmente às possíveis acusações.

Folha não conseguiu contato com o coronel Lawand.

PUBLICIDADE

As conversas entre ele e Cid foram reveladas pela revista Veja. Nas mensagens, o coronel pedia ao ajudante de ordens para que Bolsonaro desse um golpe contra a eleição de Lula. "Convença o 01 a salvar esse país!", escreveu em uma das conversas.

Dentro do Ministério da Defesa, a anulação da nomeação de Lawand foi considerada necessária para transmitir uma mensagem de que as Forças Armadas não serão lenientes com suspeitas envolvendo militares e não representarão obstáculo para investigações relacionadas recentes ameaças antidemocráticas.

A expectativa dentro da pasta é que Lawand seja ouvido tanto pela Polícia Federal como pela CPI de 8 de janeiro, no Congresso.

O plano da cúpula do Exército é aplicar o mesmo entendimento para outros casos que surjam durante investigações sobre as ameaças golpistas. Integrantes do governo consideram inevitável o envolvimento de outros nomes da ativa.

Nenhum comentário: