quarta-feira, 7 de junho de 2023

06.06.23 | Procel divulga seu relatório anual de resultados

 Rio de Janeiro - É publicada nesta semana mais uma edição do relatório anual de resultados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, uma importante política pública que tem sido executada pela Eletrobras desde sua criação, em 1985, e que neste ano será transferida para a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional - ENBPar.

O tema escolhido para esta edição é a pauta ESG, que reúne políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança, uma agenda para a qual o Procel vem contribuindo com propriedade, por meio de suas ações nos diversos setores da sociedade. Temos como exemplos os projetos descritos neste relatório, que geram benefícios socioambientais diretos.

A título de resultados gerais, em 2022, a economia de energia obtida com as ações do Procel alcançou 22,10 bilhões de kWh, correspondente ao abastecimento de uma cidade de 11,16 milhões de residências durante um ano. Essa economia possibilitou que 942 mil tCO2e em emissões fossem evitadas, sendo uma contribuição direta do Procel a questões ambientais.

Por meio do Procel Reluz, sistemas de iluminação pública de qualidade são instalados nos municípios, com economia financeira para as prefeituras, aumento da segurança para a população, o que traz novas oportunidades de uso do espaço urbano, com áreas de lazer podendo ser utilizadas à noite.

No Procel Educação, a temática da eficiência energética é apresentada de forma assertiva e necessária para diversas faixas etárias, tendo como foco não apenas os contextos escolares, mas também o cotidiano dos alunos, e gerando debates importantes sobre consciência ambiental, como a nova metodologia desenvolvida para a educação fundamental – “Zupt: a energia da vida” – e o “programa EnergIF”, direcionado a alunos da educação profissional e tecnológica.

O Selo Procel fornece insumos para que a compra dos equipamentos seja feita não somente pelo preço do produto, mas pela sua eficiência energética, o que influencia diretamente no custo mensal da conta da energia elétrica, economia essa que permite ao consumidor a utilização da renda em outras áreas de interesse, possibilitando o ganho em aspectos sociais. O presente relatório apresenta três projetos relacionados diretamente ao Selo Procel: revisão de índices para refrigeradores, acompanhamento de mercado do selo e Smart Selo Procel.

No que diz respeito à eficiência energética na construção civil, o Procel agrega a agenda da eficiência promovendo o conforto do ambiente construído com baixo consumo de energia como qualidade indispensável para uma vivência digna, saudável e produtiva, o que vem ao encontro da Chamada Pública de Eficiência Energética no Setor Público.

No setor da indústria o Procel está presente através de ações que promovem o uso eficiente da energia e garantem a qualidade do serviço prestado, reduzindo custos financeiros e ambientais. Essas ações se concretizaram em 2022 de modo relevante por meio do programa Aliança 2.0 e do projeto de sistemas termossolares para indústrias de bebidas.

No âmbito do fomento de projetos em eficiência energética, temos o programa FGEnergia, em parceria com o BNDES, que oferece garantia financeira a micro, pequenas e médias empresas para a contratação de financiamento de seus projetos.

São apresentadas também novidades sobre pesquisas de posse de equipamentos e hábitos de uso (PPHs) tanto no setor residencial como no comercial. Os resultados das PPHs constituem fonte de informações fundamentais para a orientação e planejamento das ações do Procel, para o desenvolvimento de projetos e estudos de instituições de pesquisa, para decisões quanto a investimentos do setor público e privado e, sobretudo, para o planejamento de políticas públicas no setor elétrico.

Quanto à questão da governança, o Procel tem suas ações estruturadas em atos legais e implementadas com transparência, com participação ampla da sociedade, o que garante a efetividade dos projetos.

O ano de 2023 é um marco na história do Procel. Em meados do ano, a Eletrobras transfere a secretaria executiva do programa para a ENBPar, que seguirá com o importante desafio de conduzir uma política pública de enorme relevância para o País. Afinal, o investimento em eficiência energética é vantajoso, de baixo risco e alta rentabilidade. É uma estratégia para a construção de oportunidades de negócio sustentável com valor imprescindível para o cumprimento da agenda ESG no setor de energia.

Sobre a condução do processo de transferência do programa, o gerente do Procel, Marcel da Costa Siqueira, comenta que “ficou evidente o enorme desafio para a Eletrobras em manter o elevado nível de operação do Procel, ao mesmo tempo que cumpria todas as condições do contrato para a transferência do Programa para a ENBPar. Mas após 37 anos à frente da execução do Procel, a paixão e o comprometimento de todo o corpo técnico da Eletrobras envolvido nesse processo jamais deixaram pairar qualquer dúvida quanto ao cumprimento desse desafio. Esse resultado é dedicado a toda a sociedade, e que ela siga usufruindo dos benefícios trazidos pelo Procel por muitos anos!”.

Clique abaixo para conhecer os principais resultados e os projetos mais relevantes realizados pelo Procel no decorrer de 2022:

Relatório de Resultados do Procel 2023: ano-base 2022

Nenhum comentário: