quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Aborto, uma solução simples, FSP

Argumento do presidente argentino é um dos melhores

  • 11
Para quem é contra o aborto, uma solução simples, não aborte". O argumento do presidente da Argentina, Alberto Fernández, pode parecer simplório, mas é um dos melhores que existem --quase definitivo, eu acrescentaria.
Em sociedades abertas e plurais, boa parte dos controles sociais, particularmente os morais, é delegada ao próprio indivíduo. Não gosta de pornografia? Não a consuma. O programa de música sertaneja que passa na TV o irrita? Acione o controle remoto. Eu, por exemplo, não tenho muito apreço pela religião, mas nem por isso defendo o fechamento de igrejas. Exerço minha liberdade me mantendo a distância segura dos templos.
Com o aborto é diferente, dirão os que se opõem à legalização, já que realizá-lo implica tirar a vida de um inocente. Não estou tão seguro de que o procedimento possa ser equiparado a assassinato, mas admitamos que possa. A pergunta, então, passa a ser: por que nos opomos ao homicídio?
É aqui que as coisas ficam interessantes. Existem razões objetivas e subjetivas para sermos contra assassinatos. O destaque do primeiro tipo é que o homicídio desorganiza a sociedade. O exemplo clássico é o das rixas familiares, nas quais ofensas reais ou percebidas são cobradas em sangue, criando um clima de insegurança generalizada que compromete o funcionamento do grupo. Esse mecanismo não se aplica ao aborto.
Resta o plano subjetivo. O fato de uma fatia da população julgar que o procedimento é imoral e que aqueles que o realizam cometem uma grave injustiça não deve ser desprezado, mas não tem o peso das razões objetivas.
No mais, considerando-se que parte significativa dos que se opõem ao aborto são religiosos, pode-se produzir um argumento adicional: a sensação de injustiça experimentada por esse grupo é relativa, já que eles podem contar que o Deus onisciente, onipotente e antiaborto providenciará a justa punição aos que pecaram.
Hélio Schwartsman
Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Nenhum comentário: