sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

10.12.19 | Competição global de inovação descortina ar-condicionado do futuro


Fonte: Blog do Frio - 09.12.2019

São Paulo - Grandes indústrias e startups de tecnologia estão entre os oito finalistas do Global Cooling Prize (Prêmio Global de Refrigeração, em tradução livre), uma competição mundial de inovação que visa estimular o desenvolvimento de sistemas de ar-condicionado residencial de alta eficiência e ecológicos, lançada em novembro do ano passado.

Os organizadores da premiação – uma coligação liderada pelo governo da Índia e pelo Instituto Rocky Mountain, dos EUA – afirma que “os competidores apresentaram tecnologias que não apenas consomem menos energia elétrica, como também reduzem ou eliminam o uso de fluidos refrigerantes de alto impacto climático, avanços que serão vitais, uma vez que o número de ares-condicionados em todo o mundo deverá quadruplicar até 2050”.

Todos os projetos avaliados proporcionam um impacto climático pelo menos cinco vezes menor que o do eletrodoméstico usado como base de referência – um split de velocidade fixa de 5,3 kW com uma taxa de eficiência energética (EER, em inglês) de 3,5 e usando R-410A, um gás de efeito estufa fluorado 2.088 vezes mais nocivo que o dióxido de carbono (CO2) para o clima do planeta.

Dois dos finalistas (Godrej-Boyce e S&S Design Startup Solution) estão incorporando o propano (R-290) em seus sistemas, enquanto outro, a Transeara, está usando o R-32, mas é “provável que faça a transição para o R-290 para a construção do protótipo”, segundo Iain Campbell, pesquisador sênior do Instituto Rocky Mountain.

Dois outros (Kraton Corporation e M2 Thermal Solutions) estão empregando água em suas tecnologias. O sistema da Barocal, outra finalista, utiliza um material orgânico de estado sólido (neopentilglicol), observou Campbell.

Os outros dois finalistas, Gree e Daikin, selecionaram o hidrofluorcarbono (HFC) R-152a e a hidrofluorolefina (HFO) R-1234ze, respectivamente, para seus sistemas.

Cada finalista recebeu US$ 200 mil para desenvolver e enviar seus protótipos à Índia para testes no verão de 2020. O vencedor do Prêmio Global de Refrigeração será anunciado em novembro do ano que vem e receberá mais de US$ 1 milhão.

Os organizadores sustentam que essas tecnologias podem impedir o lançamento de até 100 gigatoneladas de CO2 equivalente até 2050 e evitar 1 °C de aquecimento global até 2100.

“É uma satisfação imensa dizer que recebemos algumas ideias absolutamente revolucionárias”, disse Richard Branson, fundador e CEO do Virgin Group e embaixador global do prêmio.

“O que torna essa competição especialmente interessante é a oportunidade de transformação do mercado e um dos maiores passos que podemos dar para deter as mudanças climáticas”, acrescentou.

Confira, a seguir, os oito projetos selecionados para a etapa final do Prêmio Global de Refrigeração:

S&S Design Startup Solution – A empresa indiana desenvolveu um sistema de resfriamento de dois estágios, que integra um circuito de água e um sistema tradicional de compressão de vapor com o propano, um refrigerante de baixo potencial de aquecimento global (GWP).

Godrej-Boyce – Com sede na Índia, a empresa projetou com o parceiro A.T.E uma tecnologia avançada de compressão de vapor (baseada em R-290), integrada a resfriamento evaporativo indireto e energia solar fotovoltaica.

Daikin – A indústria japonesa desenvolveu uma tecnologia de compressão de vapor com novos componentes e refrigerante com GWP ultrabaixo (R-1234ze).

Gree – O fabricante chinês, em parceira Tsinghua University, desenvolveu uma avançada tecnologia de compressão de vapor (baseada em R-152a) integrada a resfriamento evaporativo e energia solar fotovoltaica.

Kraton – A empresa dos EUA, com os parceiros Porus Laboratories, IIT Bombay e Infosys, projetou um sistema de resfriamento evaporativo (via água) com desumidificação da membrana usando o princípio da eletro-osmose.

M2 Thermal Solutions – A empresa norte-americana desenvolveu um sistema de resfriamento evaporativo (via água) com desumidificação da membrana usando o princípio de condensação capilar.

Transaera – Com sede nos EUA, a empresa desenvolveu uma tecnologia de compressão de vapor (usando R-32 e, provavelmente, R-290 posteriormente) com desumidificação dessecante.

Barocal – A empresa do Reino Unido – um novo spin-out de um laboratório da Universidade de Cambridge – desenvolveu uma tecnologia de resfriamento barocalórico de estado sólido (usando neopentilglicol).

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são d

Nenhum comentário: