terça-feira, 9 de abril de 2019

Risco mimimi em números : Discursos de políticos não são inócuos , FSP

Discursos de políticos não são inócuos

A peça “Henrique V” (1599), atribuída a William Shakespeare, narra uma façanha inglesa na batalha de Azincourt, de 1415. A disparidade numérica de 4 para 1 dava larga vantagem aos franceses que, ainda assim, perderam para os britânicos. O bardo inglês coloca todas suas fichas no poder de liderança do rei ao fazer seu discurso, às vésperas da batalha. Ficção ou história à parte, sabemos como somos capazes de proezas diante de lideranças fortes com as quais nos identifiquemos, seja para lutar pelo bem comum, seja para a destruição em massa.
Discursos não são inócuos. A mais ingênua fofoca gera ruído e desconfiança, e não olhamos a pessoa sobre quem se ouviu um comentário negativo da mesma forma que a olhávamos antes. 
 
No dia 8 de março de 2017, o então deputado Jair Bolsonaro (PSL) gravou o seguinte comentário para o Dia da Mulher: “Parabéns a todas as mulheres do Brasil, porque eu defendo a posse de armas de fogo para todos. Inclusive vocês, obviamente, as mulheres. Nós temos de acabar com o ‘mimimi’. Acabar com essa história de feminicídio, que, daí, com arma na cintura, vai ter é homicídio”.
Desde o início de 2019, um fenômeno tem desnorteado pesquisadores e cidadãos: o aumento estarrecedor dos casos de feminicídio em São Paulo, justamente no momento em que a sociedade parece mais sensível ao tema. Qual a aposta dos pesquisadores? 
Tem sido pauta da campanha do atual presidente do Brasil o discurso de desqualificação, que chama de “mimimi” o sofrimento de mulheres, negros, indígenas, transexuais e pobres. Pauta que foi corroborada, assumida ou simplesmente ignorada pelas pessoas que votaram nele em troca de uma quimera econômica. 
O risco de considerar graves denúncias um simples “mimimi” estava precificado, como dizem os analistas econômicos, quando os brasileiros decidiram fechar os olhos para a violência dessa negação. 
Algo como vender a alma ao diabo, sem pretender entregá-la no final. A pesquisa científica foi dando lugar à política do achismo econômico oportunista (liberação das armas, por exemplo) com efeitos nefastos mensuráveis.
Vimos na última semana um deputado hostilizar uma colega em plenário, afirmando que tiraria uma transexual a tapas do banheiro feminino se preciso fosse, alertando que apenas a biologia pode definir o gênero. Esse senhor esquece que a biologia é um discurso sobre os corpos e não sobre os sujeitos. Mas é claro que a notícia mais picante veio a seguir, quando ele teve que pular do armário às pressas antes que viesse a público sua verdadeira orientação sexual. Não obstante, retomou seu discurso de ódio. Ódio a si mesmo por ser gay ou necessidade de manter o eleitorado, a essa hora já bastante abalado? 
Fica em aberto. Discursos de políticos não são inócuos, porque deles partem políticas públicas e identificações morais, que inibem ou incentivam comportamentos sociais.
Quando nos debruçarmos sobre os números do “risco mimimi” —o dobro de casos de feminicídio no primeiro bimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, uma morte a cada quatro horas— lembremos da crítica às feministas que saem nuas pelas ruas, defecam em fotos, fazem gestos obscenos, gritam palavrões nos raps e nos funks. São essas as chocantes e imperdoáveis armas das mulheres?
Esses são gestos pueris quando comparados com os homens que, armados de discursos misóginos, músculos e, em breve, de mais revólveres, não cessam de abusá-las, estuprá-las e matá-las. E, pelo amor de Deus, esqueçam o mimimi. 
Vera Iaconelli
Diretora do Instituto Gerar, autora de “O Mal-estar na Maternidade”. É doutora em psicologia pela USP.

Nenhum comentário: