terça-feira, 16 de abril de 2019

Mirian Goldenberg- Como fazer um milhão em 15 meses, FSP

Como fazer um milhão em 15 meses

Mesmo em meio à crise, consegui alcançar a marca milionária

Não sou linda, loira e jovem, mas também já fiz o meu primeiro milhão. Como consegui fazer um milhão em 15 meses?
A verdade é que nunca imaginei ganhar um milhão exatamente em um ano em que estou sofrendo com a crise política e econômica do Brasil. Em que vi amigos, familiares e alunos irem morar em Portugal, Canadá e EUA por medo da violência e do ódio generalizado. Em que tive problemas de saúde típicos de alguém da minha idade que não se cuida como deveria. Em que a minha insônia e ansiedade só pioraram.
Como sempre fui meio Pollyanna: em um ano com tantas tragédias e crises, enxerguei o meu milhão como um estímulo para escrever um livro baseado na minha pesquisa sobre envelhecimento e felicidade. 
Desde o início de 2015, estou pesquisando homens e mulheres com mais de 90 anos, os superidosos. Eles são magníficos exemplos de uma bela velhice: independentes, ativos, lúcidos, saudáveis e alegres. 
Com esses belos velhos, aprendi mais sobre felicidade do que em todas as minhas pesquisas anteriores. Eles me ensinam a viver com mais alegria, generosidade e sabedoria.
Foi investindo minha energia e tempo na convivência com os meus amigos nonagenários que descobri que é possível me sentir feliz e realizada, mesmo em tempos tão sombrios. São eles os verdadeiros responsáveis pelo meu primeiro milhão. 
Afinal, como ganhei um milhão em 15 meses? O vídeo do meu TED sobre "A Invenção de uma Bela Velhice", publicado no YouTube em janeiro de 2018, chegou agora a um milhão de visualizações. 
Desculpem-me se decepcionei vocês, mas é deste milhão que eu estou falando. O meu novo livro, que será lançado no mês que vem, é um agradecimento carinhoso a todos que assistiram e compartilharam o meu TED e, assim, me tornaram uma nova milionária. Muito obrigada!
Mirian Goldenberg
Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio, é autora de "A Bela Velhice".

Nenhum comentário: