quinta-feira, 28 de março de 2013

Plano de metas de Haddad inclui a criação de 400 km de ciclovias até 2016, do site Ecodesenvolvimento

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Plano de metas de Haddad inclui a criação de 400 km de ciclovias até 2016

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Haddad anuncia seu plano de metas para os próximos quatro anos, conforme estabelece a lei
Foto: Fabio Arantes/Secom-SP
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou na terça-feira, 26 de março, um plano com 100 metas para cumprir até o fim de 2016, conforme estabelece emenda à Lei Orgânica do Município apresentada em 2008 pela Rede Nossa São Paulo e outras 570 entidades da sociedade civil.
Em meio ao programa do gestor, dividido em três eixos temáticos que têm por objetivo contemplar territórios vulneráveis do ponto de vista social, ambiental, urbanístico e econômico, está a meta de implantar uma rede 400 km de vias cicláveis (ciclovias e ciclofaixas). "Há algumas metas que vou acompanhar com maior atenção, que são mobilidade urbana, saúde, educação e habitação", destacou o prefeito de São Paulo.
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Ciclistas promovem 'bicicletada' na Avenida Paulista em março de 2012, após morte de mulher. Eles reivindicaram mais ciclovias e respeito dos motoristas
Foto: Fora do Eixo
3,2 mil pessoas - foi o número de ciclistas internados em hospitais públicos do estado de São Paulo vítimas de acidentes de trânsito em 2012, uma média de nove por dia. A cada dois dias, um desses pacientes morre. Fonte: Secretaria de Estado da Saúde.
No domingo, o EcoD mostrou que ciclistas da maior cidade do Brasil estiveram reunidos com o prefeito no intuito de cobrar medidas capazes de assegurar-lhes mais segurança no trânsito. Durante o encontro, ficou acertada ainda a produção de um plano de comunicação para conscientizar motoristas sobre a importância de uma convivência harmônica. Além disso, a prefeitura deverá dedicar mais orçamento para a área.
Um acidente recente com um jovem de 21 anos, o limpador de vidros David Santos, motivou a mobilização dos ciclistas. David teve o braço decepado ao ser atingido por um carro em alta velocidade, enquanto pedalava na ciclofaixa da Avenida Paulista.
Entre as várias obras listadas pelo documento, no que diz respeito a mobilidade urbana, ainda está prevista a construção de 150 km de corredores de ônibus na cidade.
Conheça a lista dividida por 21 objetivos:
  • Objetivo 1 - Superar a extrema pobreza na cidade de São Paulo;
  • Objetivo 2 - Alcançar ao final de 2015 o índice no IDEB de 5,4 (anos iniciais) e 5,3 (anos finais) do Ensino Fundamental e garantir a alfabetização na idade certa (até 8 anos) para todos os alunos matriculados na Educação Básica;
  • Objetivo 3 - Ampliar em 150 mil a oferta de vagas para a educação infantil, assegurando a universalização do atendimento em pré-escola para crianças de 4 e 5 anos, atendendo a demanda declarada por creches em 1º e janeiro de 2013;
  • Objetivo 4 - Ampliar o acesso, aperfeiçoar a qualidade, reduzir as desigualdades regionais e o tempo de espera e fortalecer a atenção integral das ações e serviços de saúde;
  • Objetivo 5 - Ampliar o acesso da população à cultura;
  • Objetivo 6 - Ampliar o acesso à moradia adequada;
  • Objetivo 7 - Implantar um programa territorializado de prevenção da violência e da criminalidade;
  • Objetivo 8 - Promover a prática de atividades esportivas, recreativas e de lazer;
  • Objetivo 9 - Garantir a acessibilidade e mobilidade urbana nos espaços públicos e de uso público;
  • Objetivo 10 - Promover uma cultura de cidadania e tolerância;
  • Objetivo 11 - Requalificar os espaços públicos;
  • Objetivo 12 - Promover o crescimento econômico e a geração de postos de trabalho;
  • Objetivo 13 - Promover a cidade de São Paulo como centro de tecnologia e inovação;
  • Objetivo 14 - Proteger os recursos naturais da cidade, conservando as áreas de mananciais, ampliando o sistema de áreas verdes, preservando os recursos hídricos e monitorando as áreas de risco;
  • Objetivo 15 - Ampliar os índices de coleta seletiva oficial no município de 2% para 10%;
  • Objetivo 16 - Ampliar as áreas de circulação exclusiva e qualificar o sistema de ônibus municipal, aumentando a velocidade média dos horários de pico de 14 km/h para 25 km/hora;
  • Objetivo 17 - Melhorar a mobilidade urbana universal reduzindo o índice de lentidão no trânsito e diminuindo o número de mortes em acidentes de trânsito;
  • Objetivo 18 - Reduzir a ocorrência de enchentes e alagamentos, diminuindo o índice anual de pontos de alagamento por mm de chuva;
  • Objetivo 19 - Aproximar a Prefeitura do cidadão, descentralizando e modernizando a gestão e reduzindo o tempo de espera no atendimento;
  • Objetivo 20 - Promover a participação e o controle social na administração pública municipal;
  • Objetivo 21 - Revisar o marco regulatório do desenvolvimento urbano de forma participativa.
Gilberto Kassab (PSD) foi o primeiro prefeito de São Paulo a ter que apresentar metas sobre plano de governo para à população. Ele divulgou 223 metas em 2009. No fim de 2012, admitiu ter cumprido apenas 55,1%.

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