quinta-feira, 10 de março de 2016

MÁRCIA LEVA PROJETO DO CAIRBAR AO NOVO COORDENADOR DE SAÚDE MENTAL


Valencius Wurch Duarte Filho demonstra interesse e vai se reunir com equipe do hospital

A deputada estadual Márcia Lia retomou o diálogo com Ministério da Saúde sobre o projeto do Cairbar Schutel de Araraquara para instalação de um Centro de Formação Profissional e Cidadania. Em Brasília nesta terça-feira, dia 08, a parlamentar foi recebida pelo novo coordenador Nacional de Saúde Mental, Valencius Wurch Duarte Filho, que demonstrou bastante interesse.

“Tínhamos obtido, no final do ano passado, um sinal positivo com o então gestor nacional da área Roberto Tykanori para que Araraquara tivesse um projeto piloto de reinserção às pessoas com transtornos mentais. Com a mudança na equipe, após o ministro Marcelo Castro assumir a Pasta, retomamos essa conversa”, disse a deputada, que se mostrou otimista.

Segundo ela, o novo coordenador já pediu uma reunião com o presidente do Cairbar, Nelson Fernandes e membros da equipe para saber detalhes do projeto. A reunião deve ocorrer até o início do próximo mês. “Ele ficou bastante impressionado com a proposta. Penso que temos grandes chances de viabilização. Agradeço a receptividade do coordenador, bem como do assessor Especial do ministro, José Guimarães”, destacou a deputada.

Desde o ano passado, Márcia busca articular todas as esferas de governo para implementação do projeto que pode ser uma saída às instituições psiquiátricas do país, que passam por dificuldades financeiras devido ao processo natural e mundial de desospitalização. Pelo projeto, o Cairbar implantaria oficialmente uma série de iniciativas com vistas à transformação no modelo de assistência às pessoas com transtornos mentais reduzindo internações e ampliando serviços terapêuticos, com foco no trabalho e também na saúde, educação e inserção na comunidade.

Na avaliação da deputada Márcia Lia, a questão da saúde mental é um problema social sério e deve ser enfrentado por todas as esferas governamentais. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 21% da população mundial tem algum transtorno mental e/ou emocional. Dentre a população em situação de rua na cidade de São Paulo, por exemplo, o número chega a 70%. “Penso que podemos resgatar muitas vidas neste processo de geração de trabalho e renda, de um trabalho voltado à educação e à saúde. Precisamos do apoio oficial do governo para que o Cairbar e depois outros hospitais possam ampliar essa possibilidade”, frisou a parlamentar.
28

Nenhum comentário: