quinta-feira, 10 de março de 2016

Cautela na alta, no O Globo


POR ALVARO GRIBEL
(* a colunista volta na próxima semana)
A bolsa já subiu 13,5% este mês, e o dólar caiu ao menor nível desde setembro. Mas para o economista Neil Shearing, da consultoria inglesa Capital Economics, o momento é de cautela. Em relatório enviado a clientes ele lembrou que o caminho do impeachment é longo e incerto e que a polarização política pode levar o país a cenários extremos: “O Brasil ruma para águas políticas cada vez mais agitadas e não está claro para nós que isso seja bom para os investidores”.
Shearing diz que é preciso olhar para os fundamentos. O melhor motivo para recomendar a compra de papéis ligados ao Brasil está na recente recuperação das commodities, que parecem “ter deixado o pior momento para trás”, e também no baixo preço dos ativos do país. Principalmente para o investidor estrangeiro, a aplicação ficou mais barata com a desvalorização do real. Mas a política, diz, jogará contra. “A política doméstica nos parece muito mais vento contrário do que vento de popa ao longo do próximo ano”, disse.
A crise é aqui
A OCDE divulgou ontem que a taxa de desemprego entre os países que fazem parte do grupo caiu a 6,5% em janeiro. Já entre as economias do G7, a média foi de 5,5%. Aqui no Brasil, a taxa medida pelo IBGE em seis regiões metropolitanas chegou a 7,6% no mesmo mês. Pela Pnad, pesquisa de abrangência nacional, o número foi de 9% em novembro, último dado disponível. Veja no gráfico como a recessão colocou o Brasil na contramão do mercado de trabalho mundial.
Lenta recuperação
Mesmo com a queda, a OCDE afirmou que há 7,4 milhões de desempregados a mais do que em abril de 2008, quando a crise imobiliária americana começou a ganhar corpo e levou à crise financeira. Desde janeiro de 2013, nove milhões deixaram as estatísticas de desocupação entre os países membros da OCDE, mas o ritmo tem sido bastante lento.
Ajuste no bolso
Segundo a Pesquisa Hábitos de Consumo, do aplicativo de finanças pessoais GuiaBolso, os brasileiros estão reduzindo gastos com restaurantes, academias, salões de beleza, viagens e outras despesas não essenciais, relacionadas ao estilo de vida. Com esse ajuste no orçamento, está começando a sobrar dinheiro no final do mês: em janeiro, 94,9% da renda foi gasta, o menor percentual da série que começou em março de 2015. A despesa que mais tem pesado são os mercados, comendo 13,1% da renda.
Da boca pra fora
Desde que foi conduzido a prestar depoimento pela Operação Lava-Jato na última sexta-feira, o ex-presidente Lula não para de atacar “a elite”. Mas ontem foi à casa do presidente do Senado, Renan Calheiros, buscar apoio político de caciques do PMDB.
IMPOSTAÇO. Em fevereiro, a inflação de Artigos de Residência dobrou para 1,01%. Os preços de TVs e computadores subiram pela alta dos impostos. 
UM DÍGITO. Pela projeção do Itaú Unibanco, o IPCA de março deve ficar em torno de 0,48%, o que trará o índice para 9,4% em 12 meses.
NO CHILE. O país também divulgou a inflação de fevereiro nesta semana, que ficou em 0,3%. Em 12 meses, a taxa está em 4,7%.
(Com Marcelo Loureiro, interino)

Nenhum comentário: