domingo, 27 de março de 2016

ANTONIO PRATA Crítica e autocrítica, in FSP


27/03/2016 02h00

Nas últimas semanas venho compartilhando posts, dando likes em textos e subscrevendo abaixo-assinados clamando por respeito às leis e à democracia.
São documentos produzidos por pessoas de esquerda que veem com medo e repulsa a parcialidade do Judiciário, os "white blocs" pedindo "meu país de volta!" em frente à Fiesp, a sombra auriverde de 64 projetada por Jair Bolsonaro erguido nos ombros da multidão.
Compartilho e assino embaixo porque concordo com cada linha que há nesses textos, mas venho ficando cada vez mais aflito com as linhas que lhes faltam -aquelas em que a esquerda admitiria claramente que o governo Dilma é um desastre, que é o principal responsável pela crise e que também afronta as leis e a democracia.
É revoltante ver que Eduardo Cunha, "usufrutuário" não apenas de dinheiro sujo na Suíça como de foro privilegiado e da cumplicidade silenciosa da oposição, esteja livre e conduzindo o processo de impeachment em nome da moral e do cuidado com a coisa pública, enquanto o Lula, por muito menos, foi posto num camburão da PF e teve seus grampos divulgados para toda a imprensa. (Divulgação que, se por um lado visava ligá-lo a atos ilícitos, por outro servia para alimentar o ódio classista: vejam só, ele fala palavrão! Ele fala como um peão! Ele tem "alma de pobre"!).
Ok, mas a parcialidade, a ilegalidade do Judiciário e o ódio classista não podem ser usados pela esquerda para negligenciar os estimados R$ 40 bilhões roubados da Petrobras durante os anos do PT. Nem para negar a recessão a que políticas econômicas canhestras nos levaram. (Ver Leandra Peres no "Valor Econômico": migre.me/tlb3y). Nem justificar a Bolsa Empresário que despejou bilhões de reais pelo ralo do BNDES. (Ver Consuelo Dieguez na "Piauí":migre.me/tlb5I).
Se aqueles que, como eu, se identificam com muitos ideais da esquerda, fizermos vista grossa pros descalabros petistas, não teremos moral para acusar o Ministério Público de fazer vista grossa para os descalabros da oposição.
Outro dia um amigo veio me dizer que a autocrítica da esquerda era fundamental, mas que agora não era o momento. Acho que ele se equivoca não só eticamente como taticamente. Eticamente, é claro, pois não existe nenhum momento em que possamos compactuar com o crime, a burrice e a incompetência.
E taticamente pois o silêncio da esquerda em relação aos crimes, burrices e incompetências durante o tempo em que o PT está no poder passa a ideia de que a esquerda compactua com a corrupção e o malfeito, de que a corrupção é um mal da esquerda, só da esquerda e que eliminar a esquerda, por meios legais ou ilegais, é o Emplasto Brás Cubas que sanará todos os males de nossa melancólica humanidade -é esse o pensamento que põe a classe média diante da Fiesp e o Bolsonaro nos ombros da multidão.
Sim, há um golpe em curso: um Congresso podre, capitaneado por sua figura mais nefasta, Eduardo Cunha, move um processo de impeachment, em nome da legalidade, para entregar o país nas mãos da Cosa Nostra tupiniquim, o PMDB. (E o PSDB, cujos escândalos de corrupção e citações nas delações, curiosamente, escapam como peixes ensaboados das mãos do Judiciário, já discute a participação no futuro governo). Mas diante do panorama de absurdos de todos os lados, o brado "Não vai ter golpe!" parece não dar conta da complexidade da situação.

Nenhum comentário: