sexta-feira, 29 de junho de 2018

Manutenção da iluminação pública, Ilume, SP



Manter

Manutenção da iluminação pública


Destacam-se do sistema de iluminação pública da Cidade de São Paulo as seguintes características:
  • Quantidade de pontos de luz: 560 mil lâmpadas
  • vapor de mercúrio: 50 %
  • vapor de sódio: 49%
  • outros tipos: 1%
  • Extensão de cabos: 17 mil quilômetros
    • rede aérea: 94 %
    • rede subterrânea: 6%
  • Transformadores próprios: 20 mil
  • Células fotoelétricas: 18 mil
  • Consumo mensal de energia: 49 GWh
  • Potência instalada: 134 MW
O Ilume é responsável pela manutenção deste sistema onde, em média, diariamente queimam cerca de 400 lâmpadas apenas por conta do término de sua vida útil.  Mas este é apenas um dos motivos das quase mil intervenção/dia realizadas por equipes especializadas, que atuam 24 horas ao dia, distribuídas em seis áreas de atuação, cobrindo toda a extensão da cidade, incluindo os seus túneis.
Além da simples lâmpada queimada há todos os demais equipamentos passíveis de defeitos e problemas somados aos casos de mal-contato e curtos circuitos, muitos devidos à ação do tempo como ventos, chuva e interferência com a arborização das vias, sem citar o crescente número de ocorrências de vandalismo. Apenas para ilustrar, quando qualquer trecho de um circuito é partido no mínimo 30 lâmpadas são afetadas, o que equivale dizer que cerca de cinco quarteirões serão apagados.
A distribuição das ocorrências de manutenção é a seguinte:
• Lâmpadas apagadas: 94,1%
• Lâmpada acesa durante o dia: 4,0%
• Fio caído/faiscando: 1,4%
• Luminária pendente ou caída / Poste abalroado: 0,5%
LIGUE ILUME- 0800 779 0156
Os pedidos de reparo devem ser executados através do LIGUE ILUME, telefone 0800 779 0156, que é o serviço de atendimento ao cidadão mantido pelo ILUME.
Este serviço é gratuito, inclusive para celulares e telefones públicos e funciona 24 horas, diariamente, contando com sistema de telefonia digital com capacidade para atender cerca de 60 mil ligações/mês.
Toda solicitação recebe um número de protocolo para acompanhamento e o munícipe é informado que o problema será verificado em até quatro dias. Dependendo da dificuldade para a execução do serviço o prazo máximo estimado é de 15 dias, como necessitam os casos de transformadores queimados e de reposição de cabos furtados.

Nenhum comentário: