quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

'Quartos de depressão' e 'montes de destruição': por que arrumar a desordem pode parecer impossível, NYT FSP

 


Dana G. Smith
THE NEW YORK TIMES

Uma câmera faz uma panorâmica do quarto de Abegael Milot. O chão está praticamente invisível, escondido por montes de roupas. Quatro grandes cestos de plástico estão empilhados uns sobre os outros, alguns cheios de roupas, outros de equipamentos eletrônicos. Há oito xícaras de café abandonadas sobre a escrivaninha e a mesa de cabeceira. No chão estão duas garrafas de água pela metade, uma garrafa de tequila com um cacto de vidro dentro e um comedor para animais de estimação.

"Hoje vamos limpar meu quarto da depressão", diz para a câmera a estrela do YouTube de 24 anos, que publica vídeos como Abbe Lucia. "Temo que a única maneira de conseguir limpar este quarto seja filmando."

Sofá com roupas jogadas
A relação entre bagunça e saúde mental é estudada há muito tempo, e especialistas confirmam que em momentos difíceis, muitos não têm energia para cuidar da casa - Personare

O termo "quarto da depressão" é relativamente novo, popularizado por vídeos no TikTok e no YouTube que acumularam centenas de milhões de visualizações. Mas os especialistas há muito reconhecem a ligação entre bagunça e saúde mental. A desordem que pode surgir quando as pessoas estão passando por uma crise de saúde mental não é uma forma de acúmulo nem o resultado da preguiça. O culpado é a fadiga extrema, disse N. Brad Schmidt, um professor e pesquisador de psicologia na Universidade Estadual da Flórida.

As pessoas estão "muitas vezes tão exaustas física e mentalmente que se sentem sem energia para cuidar de si mesmas ou de seu entorno", disse o doutor Schmidt. "Elas simplesmente não têm a capacidade de encarar a limpeza e a manutenção da casa como provavelmente faziam antes."

Uma casa bagunçada também pode contribuir para sentimentos de esgotamento, estresse e vergonha, fazendo você se sentir pior do que antes. Embora a organização não cure a depressão, ela pode melhorar seu humor. Se você está com dificuldade e parece impossível manter seu lugar organizado, aqui estão algumas dicas sobre como fazer a limpeza estrategicamente para otimizar sua energia e seu espaço.

FOCO NA FUNÇÃO, NÃO NA ESTÉTICA

Para K.C. Davis, uma conselheira profissional licenciada e autora do livro "How to Keep House While Drowning" [Como manter a casa enquanto você se afoga], seu problema de desordem aumentou quando seu segundo filho nasceu, no início de 2020. "Sempre fui uma pessoa bagunceira", disse ela, "mas sempre funcionou." De repente, confrontada com um novo bebê, depressão pós-parto e a pandemia, Davis percebeu que se não adotasse um sistema ela estaria perdida.

Enquanto trabalhava para organizar sua casa, Davis começou a postar vídeos de seu progresso no TikTok, onde agora tem 1,5 milhão de seguidores. Desanimada por grande parte do conteúdo de autoajuda e limpeza que oferece o que chamou de "mensagens de acampamento militar", ela optou por uma abordagem mais suave e pragmática. Seus sistemas são realistas sobre suas capacidades e se concentram em ter um espaço habitável, não impecável.

Uma de suas estratégias mais populares é "arrumar cinco coisas" –a ideia de que há apenas cinco coisas em qualquer cômodo: lixo, pratos, roupas, coisas com lugar e coisas sem lugar. Concentrar-se em uma categoria por vez evita que ela fique sobrecarregada quando parece que há uma centena de itens diferentes que precisam ser guardados.

Davis também é uma grande defensora do que ela chama de "deveres de fechamento", inspirada por seu tempo de trabalho como garçonete. Muitas vezes ela não tem energia para limpar toda a cozinha todas as noites, então começou a fazer apenas algumas pequenas tarefas, "como uma gentileza para o futuro, para me preparar para o sucesso pela manhã".

"Afastei-me dessa ideia de que tinha que ser tudo ou nada e comecei a pensar em função" quando se trata de limpeza, disse ela. "Quando penso em 'Do que preciso de manhã?', de repente posso ser específica." Ela se certifica de ter pratos limpos e espaço suficiente no balcão para preparar o café da manhã, esvaziar o lixo e varrer as migalhas. "O que parece uma tarefa grande e interminável leva, na verdade, apenas 20 minutos do meu dia", disse ela.

Para as pessoas que estão realmente em dificuldade, Davis enfatizou que as coisas podem ser feias, mas não devem ser anti-higiênicas, porque todos "merecem estar limpos e confortáveis". Se você não tiver energia para lavar todos os pratos, limpe apenas um ou dois para a próxima refeição, ou use pratos de papel. Se a lavanderia envolver muitas etapas, não se preocupe em dobrar; rugas nunca fizeram mal a ninguém.

FAÇA SUA CASA FUNCIONAR MELHOR PARA VOCÊ

As pessoas que são neurodivergentes, com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), autismo ou outros problemas de funcionamento executivo, também costumam lutar contra o excesso de desordem. Assim como "salas de depressão", o termo "pilhas de destruição" tornou-se popular nas redes sociais para descrever as coisas aleatórias que se acumulam e você não sabe o que fazer com elas. Quase todo mundo tem uma ou duas gavetas de lixo em casa, mas essas pilhas de desordem tendem a ser mais onipresentes para pessoas que lutam com o funcionamento executivo.

Lenore Brooks é uma designer de interiores especializada em trabalhar com pessoas neurodivergentes. Quando sua irmã, que tem TDAH, morou com ela por um curto período, Brooks descobriu que havia muitos recursos para ajudar crianças com TDAH ou autismo a se organizarem, mas praticamente nenhum direcionado a adultos.

Grande parte do trabalho de Brooks gira em torno de ajudar seus clientes a lidar com a desordem aparentemente interminável; eles sentem que estão constantemente limpando, mas a bagunça está sempre lá. As pessoas com TDAH lutam especialmente com isso porque, ela disse, "é quase como uma fadiga de decisão o tempo todo. 'Não consigo decidir o que fazer com isso, então simplesmente não vou fazer nada'".

O primeiro passo, segundo Brooks, é realmente prestar atenção aos itens que você costuma limpar. Em seguida, encontre lugares melhores para eles ficarem. "Falo muito com meus clientes sobre sistemas", disse ela. "Descobrir por que as coisas estão onde estão, por que a desordem se acumula em certos lugares e, em seguida, mudar o design ou a organização de como as pessoas realmente usam sua casa."

Essas mudanças podem ser simples. Por exemplo, se você estiver constantemente retirando canetas das almofadas do sofá da sala e da mesa de centro, pense em designar um local para manter as canetas na sala onde você realmente as usa. Para uma cliente cujo escritório em casa estava sempre cheio de pratos sujos, Brooks deu uma bandeja na qual ela podia juntar sua parafernália de chá e lanche e devolver para a cozinha no final do dia.

PARE O PROBLEMA ANTES DE COMEÇAR

Uma vez que seu espaço esteja limpo e relativamente organizado, tente dedicar alguns minutos todos os dias para mantê-lo assim. Davis recomendou marcar um cronômetro para cinco ou dez minutos e cuidar o máximo possível durante esse período. "Eu digo a mim mesma: não preciso terminar esta tarefa, mas vou me levantar durante oito minutos e fazê-la", disse ela. "Normalmente fico surpresa com o quanto consigo fazer."

E lembre-se, é normal ter alguma desordem em casa. O controle remoto da TV, seus óculos, a correspondência que você precisa separar, um projeto de arte no qual está trabalhando: "Eles são os sinais de vida em sua casa", disse Brooks.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

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