terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O VLT do Cariri (elas são bons mesmo)

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O Trem do Cariri será operado pelo Metrofor, possuirá 9 estações e será constituindo por 13,6 km de extensão em sua primeira fase. A expectativa é de que transporte cerca de 5 mil usuários por dia. Este sistema tem como objetivo interligar as cidades de Crato (CE) e Juazeiro do Norte (CE) entre si. Ela será formada por composições do tipo VLT. Serão gastos neste na implantação deste projeto um valor de cerca de R$ 13 milhões.

O sistema também será composto por oficinas de manutenção, centro de administração e controle de trens e dois veículos leves sobre trilhos (VLT), os Transportes Rápido AutoMotriz (Tram), com capacidade para levar até 330 passageiros por cada viagem feita. 


No final de 2006, o então governador do Ceará Lúcio Alcântara anunciou a construção do Trem do Cariri. A inauguração estava prevista para fevereiro de 2007, porém em janeiro as obras foram paralisadas em virtude da mudança do governador do estado, somente sendo retomadas em junho de 2007. A nova previsão para a entrega das composições foi adiada para maio de 2008.

Inicialmente a frota será composta por duas composições. Elas serão do tipo VLT com capacidade para transportar até 330 passageiros por composição que serão formadas por 2 carros climatizados com um sistema de ar-condicionado. A velocidade operacional será de 60km/h, sendo a velocidade máxima de 80 km/h, e a tração será a diesel hidráulica mecânica. Estas composições foram fabricadas pela Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, no município de Barbalha.

O projeto garante tarifas suportáveis pelos usuários e a integração física e operacional do sistema. A intenção não é substituir os ônibus e topiques que atendem as duas cidades. A concepção do trem urbano é complementar o transporte terrestre. O projeto original incluía os municípios de Missão Velha, Juazeiro e Crato. O projeto de viabilidade demonstrou que a extensão até Missão Velha aumentaria os custos em mais de R$ 20 milhões. “No projeto de ampliação, Barbalha será incluída”, garantiu o diretor-presidente do Metrofor.

O chamado triângulo Crajubar, formado por Crato, Juazeiro e Barbalha, possui uma população de 363.810 habitantes, em sua maioria vivendo em áreas urbanas. Nas épocas de festas, como romarias e Expocrato, a população flutuante sobe para mais de um milhão.

Ao apresentar estes números, o diretor presidente do Metrofor cita ainda a forte ligação histórica com o transporte ferroviário de passageiros, existente até o fim dos anos 80 e o crescente processo de urbanização. Outra justificativa para execução do projeto, segundo Rômulo, é o turismo regional.



O Trem do Cariri será operado pelo Metrofor, possuirá 9 estações e será constituindo por 13,6 km de extensão em sua primeira fase. A expectativa é de que transporte cerca de 5 mil usuários por dia. Este sistema tem como objetivo interligar as cidades de Crato (CE) e Juazeiro do Norte (CE) entre si. Ela será formada por composições do tipo VLT. Serão gastos neste na implantação deste projeto um valor de cerca de R$ 13 milhões.

O sistema também será composto por oficinas de manutenção, centro de administração e controle de trens e dois veículos leves sobre trilhos (VLT), os Transportes Rápido AutoMotriz (Tram), com capacidade para levar até 330 passageiros por cada viagem feita. 


No final de 2006, o então governador do Ceará Lúcio Alcântara anunciou a construção do Trem do Cariri. A inauguração estava prevista para fevereiro de 2007, porém em janeiro as obras foram paralisadas em virtude da mudança do governador do estado, somente sendo retomadas em junho de 2007. A nova previsão para a entrega das composições foi adiada para maio de 2008.

Inicialmente a frota será composta por duas composições. Elas serão do tipo VLT com capacidade para transportar até 330 passageiros por composição que serão formadas por 2 carros climatizados com um sistema de ar-condicionado. A velocidade operacional será de 60km/h, sendo a velocidade máxima de 80 km/h, e a tração será a diesel hidráulica mecânica. Estas composições foram fabricadas pela Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, no município de Barbalha.

O projeto garante tarifas suportáveis pelos usuários e a integração física e operacional do sistema. A intenção não é substituir os ônibus e topiques que atendem as duas cidades. A concepção do trem urbano é complementar o transporte terrestre. O projeto original incluía os municípios de Missão Velha, Juazeiro e Crato. O projeto de viabilidade demonstrou que a extensão até Missão Velha aumentaria os custos em mais de R$ 20 milhões. “No projeto de ampliação, Barbalha será incluída”, garantiu o diretor-presidente do Metrofor.

O chamado triângulo Crajubar, formado por Crato, Juazeiro e Barbalha, possui uma população de 363.810 habitantes, em sua maioria vivendo em áreas urbanas. Nas épocas de festas, como romarias e Expocrato, a população flutuante sobe para mais de um milhão.

Ao apresentar estes números, o diretor presidente do Metrofor cita ainda a forte ligação histórica com o transporte ferroviário de passageiros, existente até o fim dos anos 80 e o crescente processo de urbanização. Outra justificativa para execução do projeto, segundo Rômulo, é o turismo regional.
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