sábado, 12 de fevereiro de 2022

TOSTÃO Chelsea teve total domínio do jogo, como se esperava, FSP

 Antes da Copa de 1958, o futebol brasileiro já era conhecido pela habilidade, pela fantasia e pela improvisação. Faltava um grande título para mostrar que era também eficiente. Depois do Mundial, criou-se a mística do jogo bonito, do futebol-arte. Alguns lances se tornaram a marca de um estilo, de um jeito de ser, como os passes de curva, de rosca e de trivela, os dribles, os elásticos, os chapéus e tantos outros efeitos especiais.

Os jogadores brasileiros eram chamados de artistas da bola. Porém não era só isso. Os artistas só se tornam craques se têm ótima técnica individual, visão coletiva e lucidez para fazer as escolhas certas. Os jogadores especiais imaginam, entendem e dominam o tempo e o espaço, tudo o que acontece em volta deles, dos companheiros e dos adversários.

Garrincha não foi apenas o maior driblador, o mágico da bola. Ele tinha também muita técnica e uma ampla visão de jogo. Garrincha era mais do que um artista. Era um sábio em campo. Não só ele mas tantos outros grandes jogadores.

As seleções vitoriosas de 1958, de 1962 e de 1970 e outras que encantaram e não venceram, como a de 1982, uniam a improvisação e os efeitos especiais com a organização, o jogo concatenado, linear. No mesmo raciocínio, as vitoriosas seleções brasileiras de 1994 e de 2002 juntavam o pragmatismo e o princípio da realidade com o prazer. Grandes craques dessas épocas, como Romário, Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo, foram eleitos os melhores do mundo.

Muitos dizem que a origem de tanta habilidade do jogador brasileiro estava nos campos de pelada, de terra, sem regras e sem professores. Não é bem assim. No mundo, são cada vez mais raros os campos de pelada e cada vez mais frequente a formação de craques.

A miscigenação foi um fator importante da criatividade brasileira. Alguns pensadores relacionaram, no passado, o talento com a descontração, a irreverência, a brincadeira e a falta de compromisso do cidadão brasileiro.

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Apesar do modernismo, da união do pragmatismo com a beleza do espetáculo, o que já ocorria nos anos 1960, discute-se muito, até hoje, a dicotomia, como se existissem dois futebóis, o do resultado e o do desempenho. Assim como há uma fetichização do jogo bonito, sem compromisso, há também uma fetichização do jogo linear, programado, com princípio e fim.

Independentemente das atuações e do resultado na final do Mundial de Clubes, entre Palmeiras e Chelsea, mesmo os dois times não sendo os maiores representantes do futebol mundial, as duas equipes tentaram praticar um jogo de construção e de invenção, com duas estratégias bem diferentes.

O Chelsea teve total domínio do jogo, como se esperava, com o Palmeiras marcando muito atrás, com uma linha de cinco defensores e com os dez jogadores no próprio campo, para tentar ganhar no contra-ataque, em um lance inesperado ou em uma bola parada. Quase fez 1 a 0 em um gol perdido por Dudu. As chances de gol do Chelsea também foram poucas. Na prorrogação, o time inglês, merecidamente, conquistou o título mundial.

Apesar de o Chelsea não ter feito um ótimo jogo e ter empatado por 1 a 1 no tempo normal, a partida confirmou a nítida superioridade dos grandes times europeus sobre as principais equipes brasileiras.

A estratégia do Palmeiras foi a esperada, a correta, pois era a que tinha mais chance de dar certo, mas faltou mais qualidade individual quando o time recuperava a bola e um pouco mais de troca de passes e de ousadia nos contra-ataques.


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Metrô dá entrada na Cetesb de pedido de Licença Ambiental Prévia para a Linha 19-Celeste, Diário do Transporte, via RF

 Diário do Transporte – A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022, aviso de recebimento do pedido de Licença Ambiental Prévia encaminhado pela Companhia do Metrô de São Paulo para a Linha 19 – Celeste, Trecho Bosque Maia (Guarulhos)/Anhangabaú (centro de São Paulo)

A solicitação do Metrô de SP se deu mediante apresentação de EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental.

Com a publicação, a Cetesb abre o prazo de 45 dias para manifestação, por escrito, de qualquer interessado. A manifestação deverá ser protocolada ou enviada por carta registrada ao Setor de Protocolo Central (AADP), sito à Av. Professor Frederico Hermann Júnior, 345, Alto de Pinheiros, CEP 05459-900, São Paulo/SP.

A Licença Ambiental Prévia (LAP) é a primeira etapa do licenciamento. Por ela, a Cetesb avalia a localização e a concepção do empreendimento, e atesta a viabilidade ambiental, estabelecendo os requisitos básicos para as próximas fases.

Desta forma, a LAP funciona como um alicerce onde todo o empreendimento será construído.

PROJETO BÁSICO

Como mostrou o Diário do Transporte, o Metrô emitiu no dia 12 de janeiro de 2022 a Ordem de Serviço para o Consórcio MNEPIE iniciar a elaboração do Projeto Básico da Linha 19-Celeste, no trecho que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, à estação Anhangabaú, no centro de São Paulo.

Segundo a companhia, a empresa tem 20 meses para concluir todo o estudo que é um dos mais importantes para a implantação de uma linha de metrô, definindo o formato final do traçado da linha e das estações, servindo para a contratação do projeto executivo e das obras, além do modelo de captação de recursos financeiros.

Além disso, o Metrô abriu a licitação que vai contratar um estudo mercadológico para identificar as melhores formas de exploração comercial e imobiliária dos ativos desta linha.

O estudo será feito para que os ativos sejam incluídos na formatação do projeto, com o objetivo de atrair futuros investimentos que podem ajudar na sua construção.

SOBRE A LINHA

A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 quilômetros de extensão e 15 estações no trecho inicial entre Bosque Maia e Anhangabaú, com a previsão de cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, em Anhangabaú.

Os estudos iniciais estimam uma demanda aproximada de 630 mil pessoas por dia no trecho Bosque Maia – Anhangabaú, possibilitando reduzir a emissão de 727 toneladas de poluentes, 75 mil toneladas de gases do efeito estufa por ano e 37 milhões de litros de combustível por ano.

Ainda segundo o Metrô, quando pronta, a linha vai reduzir pela metade o tempo de deslocamento do Bosque Maia ao Anhangabaú, passando de 60 para 30 minutos estimados.