segunda-feira, 31 de maio de 2021

Ruy Castro - Perucas e chumaços, FSP

 A morte da atriz Eva Wilma, há dias, trouxe de volta a história de que, testada em Hollywood por Alfred Hitchcock para seu filme “Topázio”, em 1969, ele notou-lhe um dentinho fora do lugar e disse: “Vamos ter de corrigir isso”. Entendo a preocupação de Hitch. A antiga Hollywood vetava qualquer mínimo traço que impedisse a plateia de se concentrar na personagem. Por isso, muitos astros do passado sofreram “correções”.

A linha do cabelo de Rita Hayworth, por exemplo, chegava-lhe quase aos olhos —era como se ela não tivesse testa. Rasparam-na por um processo chamado eletrólise, e Rita se tornou “Gilda”. Marlene Dietrich, em “O Anjo Azul”, tinha cara de bolacha e só ganhou aquele rosto afilado porque a Paramount lhe extraiu os sisos, molares e pré-molares. E certos sotaques eram um problema: a MGM levou anos para lançar Ava Gardner porque ela demorou a perder o sotaque caipira.

PUBLICIDADE

Doris Day, ao chegar à Warner, era muito dentuça, e Dean Martin tinha um nariz que uma equipe de médicos levou meses para reduzir —mas já estrearam lindões. Graças à perfeição das perucas, o público não percebia que John Wayne, Humphrey Bogart, James Stewart, Fred Astaire, Gene Kelly, Frank Sinatra e, veja só, Sean Connery eram carecas.

Alan Ladd, famoso por “Os Brutos Também Amam”, só podia contracenar com atrizes abaixo do seu 1,64 m, ou teria de subir no banquinho para beijá-las. E Jeffrey Hunter, em “O Rei dos Reis”, teve raspadas suas axilas —para a Fox, era impensável um Cristo crucificado e de chumaços.

A querida Eva Wilma não foi aprovada no teste. Queriam aplicar-lhe seios postiços, para satisfazer as fantasias mamárias dos americanos. E para evitar comentários como o de Groucho Marx ao explicar por que ele não assistira a “Sansão e Dalila” (1949), com Victor Mature e Hedy Lamarr: “Não vejo filmes em que os peitos do ator são maiores que os da atriz”.

Marlene Dietrich, nos anos 1930, já sem os sisos e molares
Marlene Dietrich, nos anos 1930, já sem os sisos e molares - Reprodução

Nenhum comentário: