terça-feira, 18 de agosto de 2020

Projeto de Doria que prevê R$ 380 mi para o TJ de SP é aprovado em votação-relâmpago na Assembleia, FSP

 A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (18) um projeto da gestão João Doria (PSDB) que pode fazer com que cerca de R$ 380 milhões que entram no Tesouro do estado anualmente em taxas judiciárias fiquem com o Tribunal de Justiça de São Paulo.

O texto agora segue para sanção do governador.

Essas taxas são tributos pagos ao Judiciário pelos seus serviços. Atualmente, os recursos são distribuídos respeitando a divisão de 60% para o Fundo do Tribunal de Justiça, 30% para o Tesouro estadual e 10% para os oficiais de Justiça.

O projeto aprovado nesta terça (18) passa a porcentagem do Executivo para o tribunal, que ficaria com 90%. Os 30% devem ser utilizados exclusivamente para despesas com pessoal, segundo consta no projeto.

Trata-se de pleito antigo do Tribunal de Justiça de São Paulo, que vem tentando aumentar sua porcentagem nos últimos dez anos.

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Segundo cálculo do próprio governo estadual, o valor total previsto de arrecadação de taxas judiciárias em 2020 é de R$ 1,27 bilhão. Dessa forma, R$, 1,14 bilhão ficaria com o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Em nota, o governo de São Paulo afirma que "o objetivo do projeto, enviado em dezembro de 2019 à Alesp, é dar ao Tribunal de Justiça mais autonomia orçamentária, repassando a totalidade dos recursos diretamente ao TJ, que definirá a aplicação dos valores."

Em ofício encaminhado à Assembleia, o presidente do tribunal, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, afirma que ao assumir o cargo deparou-se com quadro de deficit "perto de R$ 300 milhões relativos ao exercício de 2019 e mais R$ 300 milhões projetados pela deficiência do orçamento".

Ele afirma que a lei permitirá o custeio e os investimentos "para que a Corte prossiga prestando a jurisdição plena, rápida e de qualidade".

A justificativa do projeto afirma que não haverá impacto financeiro para o Executivo, "uma vez que haverá compensação via redução da parcela discricionária alocada ao Tribunal de Justiça". No entanto, não há menção a esse mecanismo no texto da lei.

A aprovação na Assembleia acontece em momento em que Doria discute um grande pacote de enxugamento de gastos públicos no governo do estado, com extinção de autarquias e programas de demissão voluntária.

Ao mesmo tempo, o TJ se enredou em polêmica ao enviar proposta de ampliar seus gastos em R$ 6,8 bilhões para 2021ao governo estadual.

Além disso, iniciou a criação de câmaras extraordinárias que pagariam até R$ 100 mil para que desembargadores reduzissem o acervo de processos atrasados. O projeto foi suspenso após ter sido revelado pelo Painel.

Painel

Editado por Camila Mattoso, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto. Colaboração de Nathalia Garcia.

Coreia do Sul vai testar VLT a hidrogênio da Hyundai Rotem que purifica o ar, Via Troleibus

 Coreia do Sul vai testar VLT a hidrogênio da Hyundai Rotem que purifica o ar

A cidade sul-coreana de Ulsan e a Hyundai Rotem acordaram o fornecimento de veículos leves sobre trilhos - VLT movidos a hidrogênio para testes nas localidades.

A fabricante será responsável pelo desenvolvimento do material rodante, além de atualizações de infraestrutura e sistemas de sinalização, bem como estações de recarga de hidrogênio e operação dos veículos. Cabe a cidade fornecerá suporte administrativo para o gerenciamento de linhas de teste e instalação de postos de recarga.

Em operação inédita no mundo, os veículos serão testados em uma linha não operacional de 4,6 km na região do Porto de Ulsan. O projeto também envolve a construção de um novo pátio e a instalação de estações de recarga de hidrogênio.

VLT que purifica o arAlém de produzir apenas água como emissão, sendo um veículo não poluente, os VLTs serão equipados com filtros capazes de purificar materiais particulados do ar, e ainda liberar 107,6kg de ar limpo no mesmo período. Tecnologia semelhante já foi equipada em um veículo da empresa, lançado em 2018, e espera-se que a tecnologia possa melhorar significativamente a poluição atmosférica na cidade.

O objetivo principal do projeto será investigar a viabilidade do uso da tecnologia na malha ferroviária urbana planejada de Ulsan. O governo da cidade anunciou planos para uma rede de VLT de quatro linhas com 48,3 km. A primeira fase com 25,3 km está programada para ser concluída em 2027.

Novos contratosA Hyundai Rotem também ganhou recentemente três contratos para reformadores de hidrogênio do Gangwon Techno Park e do Ministério do Comércio, Indústria e Energia, e começou a construção de uma instalação para produzir equipamentos de carregamento de hidrogênio no Uiwang Research Institute.

O Instituto de Pesquisa Ferroviária da Coreia (KRRI) também está desenvolvendo um veículo com velocidade máxima de 110 km/h que pode percorrer 600 km com uma única carga de hidrogênio, usando células a combustível com capacidade de 1,2 MW ou mais.

Fonte: https://viatrolebus.com.br/2020/08/coreia-do-sul-vai-te...

Operação Além Mar sequestra sete aviões, cinco helicópteros, 42 caminhões, fazendas e bloqueia R$ 100 milhões do tráfico, OESP

 Operação Além-Mar. Foto: Polícia Federal

O juízo da 4ª Vara Federal de Pernambuco determinou o sequestro de sete aviões, cinco helicópteros, 42 caminhões e 35 imóveis (entre casas em áreas urbanas e fazendas) de quatro quadrilhas que foram responsáveis pelo envio de toneladas de cocaína para a Europa via portos brasileiros, especialmente o de Natal. Além disso, a Justiça bloqueou R$ 100 milhões dos investigados por lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas.

As medidas fazem parte da Operação Além-Mar, deflagrada na manhã desta terça, 11, para cumprir 139 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão – 20 preventivas e 30 temporárias. As atividades são realizadas em Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Somente entre março e junho deste ano, os agentes apreenderam uma tonelada e meia de cocaína relacionada às organizações criminosas investigadas.

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Segundo a Polícia Federal, as investigações que culminaram na ofensiva aberta nesta manhã tiveram início em 2018, a partir de informações repassadas à corporação pela National Crime Agency (NCA), de Londres, como resultado de parceria estabelecida para reprimir o tráfico de cocaína destinada à Europa.

Os investigadores identificaram quatro organizações criminosas que trabalhavam de maneira coordenada com ‘modus operandi dividido em três fases: internação da cocaína pela fronteira com o Paraguai e armazenamento no interior de São Paulo; transporte interno da droga para as regiões de embarque marítimo e armazenamento em galpões; transporte internacional mediante embarque da droga em navios de carga (contaminação de containers) ou veleiros.

De acordo com a PF, os grupos criminosos se organizaram da seguinte maneira:

  • 1ª – Estabelecida em São Paulo e responsável pela ‘importação’ da cocaína pela fronteira com o Paraguai, transportando a droga por via aérea até o Estado e distribuindo-a no atacado para organizações criminosas estabelecidas no Brasil e na Europa.
  • 2ª – Sediada em Campinas, é parceira do grupo paulistano e recebia a cocaína para distribuição interna e exportação para Cabo Verde e Europa.
  • 3ª – Estabelecida em Recife, é integrada por empresários do setor de transporte de cargas, funcionários e motoristas de caminhão cooptados e provê a logística de transporte rodoviário da droga e o armazenamento de carga até o momento de sua ocultação nos contêineres.
  • 4ª – Também é sediada em São Paulo, na região do Brás, e atua como banco paralelo, disponibilizando sua rede de contas bancárias – titularizadas por empresas fantasma, de fachada ou em nome de ‘laranjas’ –  para movimentação de recursos de terceiros, de origem ilícita, mediante controle de crédito/débito, cujas restituições se dão em espécie e a partir de TEDs, inclusive com compensação de movimentação havida no exterior (dólar-cabo).