sexta-feira, 23 de maio de 2025

Qual é a diferença entre antissemitismo e antissionismo, FSP

 O FBI, a polícia federal americana, está investigando se o ataque de quarta-feira (21) que matou dois funcionários da embaixada israelense em Washington seria um crime de ódio ou se está ligado a algum tipo de terrorismo.

O suspeito gritou "Palestina livre" ao ser preso.

A imagem mostra uma cena noturna com um carro da polícia estacionado, iluminado por luzes de emergência. Na frente do carro, uma pessoa está agachada, coberta com uma bandeira que possui a Estrela de Davi. Policiais estão presentes ao fundo, observando a situação. A área está marcada com fita de isolamento, indicando uma cena de crime ou protesto.
O FBI diz que está investigando se o assassinato de dois funcionários da embaixada israelense em Washington é um crime de ódio ou está ligado ao terrorismo - Reuters

Desde os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023 e a consequente guerra na Faixa Gaza, discussões têm ocorrido nas redes sociais para entender a diferença entre antissemitismo antissionismo.

O que significam esses termos?

  • Antissemitismo significa preconceito contra o povo judeu e existe há séculos.
  • Antissionismo pode ser definido de forma geral como oposição à existência do Estado de Israel.
A imagem mostra uma cena de tumulto em um local sagrado em Jerusalém, com uma grande multidão de pessoas correndo. No centro, destaca-se uma grande cúpula dourada, que é parte de uma estrutura arquitetônica significativa. Policiais em uniformes estão presentes, alguns correndo, enquanto outras pessoas parecem estar em movimento rápido, sugerindo uma situação de tensão. O céu está claro e a cena é diurna.
Mesquita de Al-Aqsa —o terceiro local mais sagrado do Islã e também o mais sagrado para os judeus, conhecido como Monte do Templo— é local frequente de conflitos - Getty Images via BBC News Brasil

O que é antissemitismo?

O povo judeu enfrenta preconceito, hostilidade e perseguição há séculos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, seis milhões de judeus foram assassinados pelos nazistas ou seus cúmplices no que é conhecido como Holocausto.

O antissemitismo moderno pode assumir muitas formas, incluindo, mas não se limitando a, teorias da conspiração sobre o controle judaico do sistema financeiro global e da mídia, ataques a sinagogas, abuso verbal ou discurso de ódio e memes abusivos nas redes sociais.

Às vezes, pessoas com pontos de vista diferentes sobre Israel discordam sobre se certos comentários ou opiniões são antissemitas ou não.

A imagem mostra um grupo de crianças em um campo de concentração, vestindo roupas listradas. Elas estão posicionadas em frente a uma cerca de arame farpado, com uma parede ao fundo. As crianças têm expressões sérias e estão agrupadas, algumas com lenços na cabeça. A fotografia é em preto e branco, transmitindo um sentimento de tristeza e desolação.
O Holocausto foi um período da história durante o qual milhões de judeus e outras pessoas foram mortas pelo regime nazista da Alemanha' - Getty Images via BBC News Brasil

O que é sionismo?

O sionismo começou como um movimento político na Europa no final do século 19. Ele buscava desenvolver a nacionalidade judaica na terra conhecida como Palestina —também conhecida pelos judeus como a antiga Terra de Israel.

As Nações Unidas recomendaram a divisão da Palestina em Estados judeu e árabe, e em 1948 o Estado de Israel foi declarado.

Entretanto, muitos árabes que viviam na Palestina e nas áreas vizinhas se opuseram à criação de Israel, vendo isso como uma negação dos direitos árabes.

Hoje em dia aqueles que se identificam como parte do movimento sionista acreditam na proteção e no desenvolvimento de Israel como nação judaica.

Existem variações do sionismo —por exemplo, alguns sionistas acreditam que Israel tem direito a algumas áreas de terra além de seu território. Outros sionistas discordam.

Muitos judeus apoiam ou simpatizam com os princípios fundamentais do sionismo, ou seja, que um Estado judeu deve existir no que hoje é Israel.

Uma minoria se opõe ao sionismo, por razões religiosas ou políticas. Pessoas não judias também podem ser sionistas.

A imagem mostra uma reunião em um ambiente formal, com várias pessoas sentadas em uma mesa. Um homem está de pé, segurando papéis e falando, enquanto os outros o escutam atentamente. Ao fundo, há uma bandeira com a Estrela de Davi e cortinas brancas. A cena é em preto e branco, sugerindo que foi tirada em uma época passada.
O primeiro-ministro israelense David Ben-Gurion declarou a existência do novo Estado judeu de Israel em 1948 - Getty Images via BBC News Brasil

O que é antissionismo?

O antisionismo pode ser definido de forma geral como oposição à existência do Estado de Israel.

Há críticos sionistas das políticas do governo israelense, como a ocupação da Cisjordânia, a rota da barreira de separação (que Israel está construindo dentro e ao redor da Cisjordânia e que diz ser para segurança contra invasores palestinos, embora os apoiadores palestinos a vejam como um dispositivo para tomar terras) e a construção de assentamentos.

Quando as pessoas criticam Israel de forma agressiva pode ser difícil saber se a crítica é motivada ou não por antissemitismo.

Isso levou a acusações de que o antissionismo —ou seja, a rejeição do Estado judeu— seria meramente uma forma moderna de antissemitismo.

Três homens estão de costas, envoltos em bandeiras de Israel. Um deles usa um quipá. Eles parecem estar em um ambiente de manifestação ou evento, com um microfone visível em uma das mãos. A cena transmite um sentimento de união e identidade cultural.
Israel na Biblioteca Central, Praça de São Pedro - esta imagem é de 11 de outubro de 2023 em Manchester, Reino Unido - Getty Images via BBC News Brasil

A Aliança Internacional para a Memória do Holocausto diz que algumas alegações e acusações contra Israel constituem antissemitismo.

Aqueles que rejeitam essa ideia dizem que esse argumento é usado como uma ferramenta pelos apoiadores de Israel para silenciar críticas razoáveis a Israel, retratando essas críticas como racistas.

Alguns dizem que o termo "sionista" pode ser usado como um ataque velado ao povo judeu.

Já outros dizem que o governo israelense e seus apoiadores estão confundindo antissionismo com antissemitismo de forma deliberada para evitar críticas às suas ações.

Nenhum comentário: