segunda-feira, 12 de maio de 2025

A Chinesa Envision investirá US$ 1 bilhão em biorrefino no Brasil, diz governo durante visita de Estado,EIXOS

 O governo brasileiro anunciou nesta segunda (5/12) que o país deve receber US$ 1 bilhão em investimento da chinesa Envision Group para produção de hidrogênio e amônia verdes e combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) a partir de cana-de-açúcar, no primeiro Parque Industrial Net-Zero da América Latina.


Os detalhes do empreendimento ainda não foram divulgados. O anúncio ocorreu na quarta visita de Estado do presidente Lula (PT) à China, após encontros com executivos de empresas chinesas ligadas aos setores de energia sustentável e defesa.

Sediada em Xangai, a multinacional chinesa prevê tem como atividades principais a fabricação de turbinas eólicas, sistemas de armazenamento de energia e soluções de hidrogênio verde – um insumo para a produção de SAF.

O investimento no Brasil é estratégico por dois motivos: previsão de demanda e oferta de matéria prima .

Segundo maior mercado de combustível de aviação do mundo, a China iniciou, em setembro de 2024, um projeto piloto para o primeiro uso de SAF em voos partindo de aeroportos domésticos em Pequim, Chengdu, Zhengzhou e Ningbo. ( S&P Global )

Mas uma iniciativa, por si só, não é suficiente para garantir investimentos. Os produtores chineses aguardam a definição de um mandato para uso do renovável, que pode variar de 2% a 5% misturado ao combustível de aviação tradicional até 2030. A expectativa era que fosse anunciada em 2024, o que não ocorreu, levando algumas refinarias a adiar a abertura de novas plantas. ( Reuters )

Enquanto isso, no Brasil, a recém-aprovada lei do Combustível do Futuro estabelece um mercado cativo para o SAF a partir de 2027, quando as companhias aéreas serão obrigadas a descarbonizar suas operações adicionais de querosene fóssil.

Nenhum comentário: