quinta-feira, 15 de maio de 2025

GM desenvolve bateria de menor custo para popularizar seus carros elétricos, FSP

 Eduardo Sodré

São Paulo


A General Motors busca alternativas para reduzir os custos de produção e tornar seus carros elétricos mais atraentes. O passo mais importante dessa estratégia é a bateria LMR, sigla em inglês para "lítio com alto teor de manganês".

O novo acumulador substitui elementos raros e caros pelo manganês, que é um metal mais abundante e barato. De acordo com o Ministério de Minas e energia, a reserva brasileira é de 111 milhões de toneladas e está concentrada, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.

A imagem mostra uma pessoa vestindo um traje azul e luvas brancas, segurando um pacote amarelo. O fundo é azul, sugerindo um ambiente controlado, possivelmente de laboratório. O pacote parece ser de material rígido e possui uma etiqueta visível na parte superior. Trata-se de um módulo de bateria para carro elétrico
Funcionário da General Motors nos EUA segura módulo da nova bateria desenvolvida em parceria com a sul-coreana LG - Steve Fecht/Divulgação

O início da produção em larga escala da nova bateria está previsto para 2028. Durante o desenvolvimento, a norte-americana GM e a sul-coreana LG Energy Solution encontraram dificuldades como a baixa capacidade de armazenamento e o desgaste acelerado. As empresas afirmam que, agora, esses problemas foram solucionados.

"Enquanto as baterias tradicionais são compostas por cerca de 85% de níquel, 10% de manganês e 5% de cobalto, as LMR têm uma composição bem diferente: aproximadamente 35% de níquel, 65% de manganês e quase nada de cobalto", diz o comunicado divulgado nos EUA pela montadora.

Hoje, os carros elétricos da GM se destacam pela boa autonomia, como mostram os resultados do teste Folha Mauá. Entretanto, o preço elevado é uma barreira diante de concorrentes chineses.



O modelo 100% elétrico mais em conta vendido pela marca no Brasil é o Chevrolet Equinox EV, que custa R$ 440.190. De acordo com dados aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o modelo é capaz de rodar 499 km no uso urbano com uma carga completa.

Ainda em 2025, a montadora vai lançar mais dois modelos a bateria, os SUVs Spark (porte compacto) e Captiva (médio). Ambos virão da China, onde são fabricados pela subsidiária Wuling. Serão carros mais em conta, embora ainda não tragam a nova tecnologia LMR., 

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