sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SuperVia é a Melhor Operadora de Passageiros de 2013


« Voltar
   

13/12/2013
Por conta da melhoria em seus indicadores de produtividade, a SuperVia foi eleita a Melhor Operadora de Passageiros pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária. A concessionária de trens do Rio de Janeiro ampliou o número de passageiros transportados e de carros de passageiros ativos; e melhorou o desempenho em relação aos indicadores de Número de Passageiros Transportados por Funcionário e Número de Carros Ativos por Quilômetro de Malha.
A empresa será homenageada durante o Prêmio Revista Ferroviária 2014, que será realizado em São Paulo, em março de 2014.
Como parte da ampliação do prazo de concessão, a SuperVia está realizando em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro investimentos em sua malha. A operadora está adquirindo novos trens, revitalizando ramais e estações. No ano passado, a concessionária inaugurar seu novo Centro de Controle Operacional e neste ano iniciou o uso do sistema de proteção automática o Automatic Train Protection (ATP) no ramal entre a Central e Deodoro, onde circulam 60% de seus passageiros. O sistema permitirá a redução do intervalo entre trens e trará mais segurança para a operação.
Em agosto, foi inaugurado um novo centro de simulação ferroviária, com dois simuladores de condução de trens para realizar o treinamento de 320 maquinistas e um simulador para treinamento no novo sistema de sinalização.
A SuperVia tem 270 quilômetros de malha dividida em cinco linhas, com 100 estações, que atendem o Rio de Janeiro e as cidades do entorno. No ano passado, a SuperVia transportou  143,6 milhões de passageiros e investiu R$ 245,2 milhões no sistema. 

Trens voltam a trafegar apos depredação no Rio

13 de dezembro de 2013 | 11h 13
MARCELO GOMES - Agência Estado
Passageiros de um trem que circulava pelo ramal Belford Roxo entre as estações Barros Filho e Honório Gurgel, na zona norte do Rio, na manhã desta sexta-feira, 13, quebraram vidros, bancos da composição após a interrupção da viagem.
Passageiros contaram que após sair da estação Barros Filho o trem ficou cerca de 40 minutos parado. Pelo sistema de autofalante, o maquinista informava que estava aguardando autorização para seguir viagem. No entanto, um trem que vinha atrás ultrapassou a composição que estava parada, o que revoltou os passageiros.
Eles forçaram as portas dos vagões, desceram na linha férrea e quebraram as vidraças com pedras. Alguns assentos foram arremessados para fora. Policiais militares chegaram ao local no momento em que um grupo de pessoas tentava atear fogo ao trem que estava parado.
Houve um princípio de confusão, mas ninguém foi preso. A composição já foi retirada do local.
Segundo a Supervia, empresa responsável pelo sistema de trens, ocorreu um problema no sistema de tração na composição que parou. A circulação no ramal de Belford Roxo foi restabelecida às 10h, segundo a Supervia, mas a estação Honório Gurgel não pôde ser reaberta, "em virtude da depredação de alguns equipamentos do local", afirma a empresa por meio de nota. 

Nenhum comentário: