domingo, 6 de fevereiro de 2011

Demanda mundial vai ampliar vendas de carne e grãos

AE - Agencia Estado
SÃO PAULO - A forte demanda mundial por alimentos vai turbinar a posição brasileira no mercado internacional na próxima década. A previsão é que a participação do País nas exportações mundiais de grãos e carnes cresça, pelo menos, 7 pontos porcentuais até 2020. Em contrapartida, a fatia de alguns produtos de maior valor agregado, como o farelo de soja e o óleo de soja, sofrerá uma redução no período, em torno de 3 pontos porcentuais.
As exportações desses produtos continuarão a crescer, mas em ritmo menor que o dos concorrentes, afirma o coordenador de planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, José Gasques. Estudo preliminar do governo mostra que, no caso do farelo de soja, a participação do Brasil no mercado internacional vai encolher de 22% para 19,5% até 2020; e a de óleo de soja, de 21% para 18%.
"Vamos perder participação nesse mercado por causa da concorrência de países como Argentina e Estados Unidos", diz Gasques. Na avaliação dos produtores, essa redução decorre de uma série de fatores. Um deles é que todos os países querem importar grãos para beneficiarem e agregarem valor ao produto. Assim geram mais investimentos e empregos.
O destaque, no entanto, ficará com o avanço das exportações de carne, diz Gasques. Até o fim da década, a fatia de mercado da carne de frango brasileira saltará de 42% para 48%; e a de carne bovina, de 25% para 32%. Nesse caso, o maior aumento deverá ocorrer também na carne de frango in natura, que é mais barata que a industrializada, completa o coordenador do Ministério da Agricultura. Detalhe: o preço médio da carne in natura é de US$ 1,673 a tonelada e a industrializada, US$ 2,755 a tonelada.
Para Gasques, embora a expectativa de crescimento da exportação dos produtos de maior valor agregado seja menor que a de matéria-prima, o Brasil terá ganhos significativos no agronegócio. Um deles é a diversificação dos produtos vendidos. "Antes era só café, açúcar e soja. Agora temos o avanço das carnes, sucos, leite, milho e frutas." No futuro, a lista de mercados liderados pelo Brasil pode incluir produtos como algodão, celulose, frango e etanol. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

Menos pão, mais gritaria



5 de fevereiro de 2011 | 16h00
Celso Ming
Em casa onde não tem pão, todos gritam e ninguém tem razão, adverte o ditado. E é com preocupações voltadas para o potencial político explosivo do que está acontecendo que as autoridades do mundo começam a se mexer.
Os preços dos alimentos estão em forte escalada. Saltaram 23,9% em 2010 e, em janeiro, já subiram 3,4%. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, na condição de presidente rotativo do G-20, avisa que o controle da situação, ou o que isso venha a significar, está no centro da pauta de discussões.

Quinta-feira, em Washington, o presidente do Fed (o banco central americano), Ben Bernanke, defendeu-se da cada vez mais frequente acusação de que é o principal causador da escassez da comida (a seguir você tem a explicação). No mesmo dia, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, fez um apelo para que os dirigentes mundiais enfrentassem corajosamente o problema. Nesta segunda-feira, o ministro das Finanças do país mais poderoso do mundo, Tim Geithner, secretário do Tesouro dos Estados Unidos, desembarcará no Brasil para coordenar ação conjunta sobre o tema.
As divergências são enormes e começam pelo diagnóstico. Sarkozy insiste em que o principal problema é a ação dos especuladores, que estariam apostando dinheiro grosso na alta das commodities. É por isso, também, que a ação de Bernanke está sendo questionada. O Fed injetou  US$ 1,7 trilhão na economia numa operação conhecida como afrouxamento quantitativo e vai reforçando com mais US$ 600 bilhões. Esse é o principal motivo pelo qual os mercados estão encharcados de dinheiro. Mas não dá para apontar o dedo acusador apenas para o Fed. Todos os bancos centrais dos países ricos estão despejando recursos nas suas praças.
Um segundo diagnóstico é o de que essa disparada de preços tem a ver com adversidades climáticas em grandes países produtores de grãos: seca na Ucrânia, China e Argentina; e inundações na Austrália.
Outro grupo de analistas aponta as compras maciças feitas por pessoas, especialmente na China, Tailândia e Bangladesh, que decidiram reforçar os estoques como medida de segurança alimentar.
Há, em quarto lugar, a velha acusação de que os países ricos, como os Estados Unidos, toda a União Europeia e também o Brasil, estão canalizando cada vez mais grãos para produzir biocombustíveis.
O quinto diagnóstico põe ênfase no crescimento do consumo. Mais de 40 milhões de asiáticos, principalmente na China, ascendem todos os anos ao mercado de consumo. Essa gente começou a se alimentar melhor. E essa é explicação suficiente para que se entenda todo o resto. Como nos acidentes de avião, não dá para excluir nenhum dos fatores. Todos eles concorrem para a produção do mesmo efeito. No entanto, o aumento do consumo global parece ser o mais importante.
As consequências disso podem ser terríveis. Em 2008, quando os preços do arroz triplicaram, os técnicos do Banco Mundial calcularam que 100 milhões de pessoas voltaram para abaixo da linha da pobreza. E, de barriga vazia, o risco de conflitos políticos tende a aumentar.
Se há enormes divergências de diagnóstico, mais ainda as há em relação às medidas a serem tomadas. Mas a análise dessas fica para outro dia.
CONFIRA
Braço de ferro. A forte resistência da presidente Dilma Rousseff às pressões dos sindicatos para puxar para cima o reajuste do salário mínimo é a primeira demonstração de que os tempos são de redução das despesas públicas. O aumento do salário mínimo elevaria as despesas dos Estados e municípios, que têm muitos funcionários recebendo o salário mínimo, e teria um impacto ainda maior nas finanças da Previdência Social, que possui mais de 50% dos beneficiários ganhando aposentadoria equivalente ao valor do salário mínimo.
Disparada. No período de 12 meses terminado em 31 de janeiro, os preços internacionais das commodities alimentares subiram 28,3%. Os da soja acumularam alta de 55%; os do milho, 64%; os do açúcar, 54%; os do café, 80%; e os do trigo, 50%.
Alta dos juros? Essa estocada já está provocando inflação e, mais cedo ou mais tarde, os bancos centrais serão obrigados a atacar com alta dos juros.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O teorema de Kassab: contra a poluição e o trânsito, mais espaço para os carros

02/02/2011 do blog  André Barcinski  












Juro que não queria voltar ao assunto, mas o prefeito Gilberto Kassab não deixa.

Dias atrás, ele anunciou mais um plano para diminuir os engarrafamentos e a poluição em Sâo Paulo (leia a reportagem da Folha aqui).

Inacreditável: enquanto o planeta inteiro discute uma maneira de diminuir o número de automóveis nas ruas e melhorar o transporte coletivo, Kassab insiste em andar na contramão: quer fazer vias expressas e anéis viários que facilitem a vida dos motoristas.

Como é que ninguém tinha pensado nisso antes? Para melhorar o ar da cidade, a solução é abrir mais espaço para os carros, claro. Deixem os coitados correrem em paz!

Então lá vamos nós, despejar milhões de toneladas de asfalto na cidade já impermeável, criar mais faixas para carros e construir mais pontes e viadutos para evitar os cruzamentos indesejáveis.

Não é preciso ser nenhum vidente para adivinhar o que vai acontecer: com vias expressas e cada vez mais incentivo ao uso de carros, o número de carros nas ruas vai aumentar, claro.

Horácio Augusto Figueira, mestre em transportes pela USP, sintetiza com perfeição o projeto do prefeito: “É idéia de jerico. Falar em vias expressas na situação em que o planeta vive, numa cidade como SP, é assinar atestado de óbito."
Eu entendo o prefeito. Ele só está defendendo o interesse de quem realmente manda no país, as montadoras e empreiteiras. Assim como o Lula, que tirou todos os impostos que podia da venda de carros, e o Serra, que fez um trabalho admirável no combate à fumaça de cigarro, mas que parece não se importar tanto com a fumaça dos automóveis.

Sabe quando a situação vai melhorar? Quando o lobby das empresas de transportes alternativos for mais forte que o da GM e da Ford, ou quando todo o transporte coletivo do país for privatizado, num fenômeno semelhante ao da telefonia. Ou seja: nunca.

Enquanto isso, o povão, lobotomizado por Big Brothers, Ilhas de Caras e comerciais em que a grande realização da vida é desfilar num carro novinho, continua sonhando em comprar sua chumbreguinha em 1500 prestações e contando os dias para o próximo Salão do Automóvel. E tome fumaça.
Escrito por André Barcinski às 00h38