quinta-feira, 23 de março de 2017

Mogi cumpre exigência para se tornar Município de Interesse Turístico, O DIário


  QUADRO DESTAQUE 
Ser MIT é o primeiro passo para a transformação de uma cidade em Estância Turística. (Foto: Ney Sarmento/ PMMC)
Ser MIT é o primeiro passo para a transformação de uma cidade em Estância Turística. (Foto: Ney Sarmento/ PMMC)
DANILO SANSMogi das Cruzes cumpriu toda as exigências e, agora, é questão de tempo que o Governo do Estado a transforme em um Município de Interesse Turístico (MIT), o que garante um repasse anual de, aproximadamente, R$ 600 mil para investimentos no setor. A informação é do secretário de Estado do Turismo, Laércio Benko, que se reuniu nesta quarta-feira (22) com representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
Na reunião, Benko recebeu uma lista de demandas regionais pertinentes à Pasta, como a melhoria na sinalização e infraestrutura das rotas da Luz e do Sol, implantação de sinalização turística nas rodovias que cortam o Alto Tietê, a volta do programa Roda SP para o Circuito Turístico das Nascentes, a impressão de material gráfico promocional e a implantação de um selo de inspeção regional para legalização de produtos de pequenos agricultores.
Além dos pedidos para a Região, prefeitos e secretários municipais participantes apresentaram demandas específicas de cada cidade, como a transformação em Município de Interesse Turístico.
O secretário se comprometeu a avaliar as reivindicações e ressaltou que o Estado vai transformar 140 cidades em MIT. Ainda no primeiro semestre deste ano, serão apresentadas as 20 primeiras a receberem os repasses. “Com certeza, algumas cidades do Alto Tietê serão contempladas”, garantiu.
Ser considerado como Município de Interesse Turístico é o primeiro passo para a transformação de uma cidade em Estância Turística, cujos investimentos são bem mais expressivos – no Alto Tietê, Salesópolis e Poá já são estâncias. Poá, por exemplo, recebeu quase R$ 7 milhões no ano passado para aplicação no setor.
Após a reunião na sede do Condemat, no Centro Cívico, Benko visitou os parques da Cidade e Centenário, acompanhado do prefeito Marcus Melo (PSDB). A visita, segundo o secretário, faz parte dos trâmites para fazer de Mogi uma cidade turística. Benko elogiou a infraestrutura da Cidade e disse que Mogi “se tronará um grande ícone do turismo muito em breve”.
O secretário-adjunto de Turismo, Romildo Campello, ex-secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi, também participou da reunião e destacou que a Cidade entregou toda a documentação necessária para ser transformada em MIT.
Ele disse que Mogi não poderá ser incluída no primeiro lote de municípios contemplados porque deu entrada recentemente com o pedido e a lista está seguindo ordem cronológica. No entanto, destacou que a Cidade já cumpriu as etapas mais complexas. “A expectativa é que em 2017 a Cidade consiga passar pela avaliação técnica da Secretaria e pela votação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”, completou, citando as últimas fases do processo.


ProjetosO prefeito Marcus Melo (PSDB) entregou ontem uma lista com 10 pedidos da Cidade ao secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, entre eles a implantação do Circuito de Cultura Japonesa, no Cocuera, para colocar na rota turística produtos de caráter cultural da comunidade nipônica.
Melo também solicitou apoio de infraestrutura para a Marcha para Jesus, que será realizada em setembro, e para o 7o Festival Gastronômico do Cambuci, entre os dias 27 e 28 de maio. Para ambos os eventos, o prefeito pediu ajuda para locação de palco, tendas e gradis. O prefeito também pediu ajuda para a Festa do Divino.
A Prefeitura concluiu um levantamento para implantação da interligação entre as rotas do Sol e da Luz, para atender peregrinos e cicloturistas. Para o secretário, Melo pediu apoio na sinalização da rota de acesso.
Melo também solicitou implantação de sinalização de uma “Rota para Pedestres” no Centro Histórico de Mogi e pediu que o secretário intervenha junto à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para que o Expresso Turístico que faz o trajeto Luz-Mogi atenda a Cidade em viagens semanais, em vez de mensais.
Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone




Nenhum comentário: