quarta-feira, 24 de abril de 2013

Alckmin age e tucano deixa disputa interna


24/04/2013
 às 4:19


Por Fábio Zambeli e Daniela Lima, na Folha:
Após intervenção direta do governador Geraldo Alckmin e do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, o deputado estadual Pedro Tobias avisou ontem seus aliados que desistirá da disputa por um novo mandato à frente do diretório paulista da sigla. Ambos se manifestaram contra a ampliação do colégio eleitoral para a escolha da nova executiva da legenda, tese advogada por Tobias.
O atual presidente da sigla entrou em atrito com o Palácio dos Bandeirantes ao defender a mudança das regras para a eleição tucana, marcada para o dia 5. Ele queria ampliar o universo de votantes, hoje restrito a 105 delegados, para quase 5.000 militantes. A mudança, aprovada em março, favoreceria sua recondução ao cargo. Ele está há dois anos no comando da sigla e mantém linha direta com a militância, o que lhe assegura ampla maioria. Até aqui distante do embate partidário, Alckmin passou a defender a candidatura do deputado federal Duarte Nogueira e enxergou na nova regra uma tentativa de Tobias de obter vantagem no páreo.
(…)
Ex-secretário de Alckmin, Nogueira tem respaldo do grupo de José Serra. Sua vitória ajudaria a impedir a saída do ex-governador para a recém-criada MD (Mobilização Democrática), principalmente após a derrota do vereador serrista Andrea Matarazzo na disputa pelo diretório municipal do PSDB, há duas semanas.
Alckmin declarou apoio a Andrea num gesto a Serra, mas três de seus secretários articularam a derrota do vereador. Serristas o acusaram de ter se omitido na disputa. Para evitar desfecho semelhante na direção estadual — dois dos secretários que trabalharam contra Matarazzo apoiam Tobias: José Aníbal (Energia) e Bruno Covas (Meio Ambiente) —, Alckmin precipitou sua intervenção.
(…)
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: