sexta-feira, 23 de março de 2012

FGTS injeta R$ 94,4 bilhões na economia em 2011


Pautas | Secom - Presidência da República 22/03/2012 10:08:51 | 122 Acessos

 
Foram R$ 37,7 bi em financiamentos e R$ 56,7 bi em saques
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) injetou R$ 94,4 bilhões na economia em 2011, sendo R$ 56,7 bilhões em saques e R$ 37,7 bilhões em financiamentos em habitação, saneamento básico e infra-estrutura urbana.
Somente os programas de habitação popular receberam financiamento de R$ 31,7 bilhões, para aquisição, construção, reforma de imóveis e urbanização de áreas ocupadas, que beneficiaram mais de dois milhões de brasileiros.
Os programas do FGTS também foram destinados ao Programa Minha Casa, Minha Vida. Em 2011, o Fundo destinou ao programa R$ 19,5 bilhões de recursos para financiamento habitacional, dos quais R$ 17,1 bilhões destinaram-se a famílias com renda de até cinco salários mínimos, resultado que superou em R$ 3,9 bilhões o volume de recursos de 2010.
Além desses recursos, o FGTS destinou R$ 5,3 bilhões para pagamento de parte do preço de aquisição da moradia dessa população, na forma de descontos em financiamentos habitacionais vinculados ao programa Carta de Crédito. No total, mais de 410 mil unidades financiadas receberam subsídios, das quais mais de 305 mil dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida.
As 34 milhões de operações de saques somaram R$ 56,7 bilhões - 15,5% mais do que em 2010. Deste total, R$ 7,6 bilhões foram usados por cotistas do Fundo para quitar, comprar ou reformar a casa própria.
Resultado - Mesmo com o aumento dos saques, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve no ano passado um crescimento de 16,9% em relação a 2010. Em 2011, a arrecadação bruta foi de R$ 72,2 bilhões, o que propiciou uma arrecadação líquida, também recorde, de R$ 14,6 bilhões, 22,7% maior que em 2010.
O aumento se deve ao ritmo de formalização do mercado de trabalho. No ano passado, foram abertas 2,3 milhões de contas vinculadas do Fundo, elevando o número de trabalhadores beneficiados de 32,5 milhões para 34,8 milhões.
Os números positivos do Fundo, de acordo com a Caixa Econômica Federal, se devem ao aumento da renda nacional, à contínua geração de novos empregos e à estabilidade econômica brasileira. “O Conselho tem sempre buscado o consenso para dar celeridade às ações do Fundo e isso contribuiu para os números recordes de 2011”, diz o secretário-executivo do Conselho Curador do FGTS, Quenio Cerqueira.
Qualidade urbana - No setor de Infra-estrutura Urbana foi investido um total de R$ 2,1 bilhões nas 34 contratações efetivadas em 2011. Ao setor de saneamento básico foi destinado R$ 1 bilhão no financiamento de 24 obras de sistemas de abastecimento e manejo de água e no tratamento de esgotos, que melhoraram a qualidade de vida de cinco milhões de pessoas.
No ano passado foi possível, pela primeira vez, o saque por trabalhadores brasileiros residentes nos Estados Unidos e Japão, que sacaram R$ 7,1 milhões. A partir de maio, trabalhadores residentes na Europa também poderão sacar o benefício sem precisar se deslocar ao Brasil.
Orçamento deste ano prevê R$ 43,9 bilhões
O Fundo de Garantia tem um orçamento de R$ 43,9 bilhões para este ano (veja tabela). A maior parte dos recursos vai para habitação popular, sendo que R$ 4,4 bilhões serão oferecidos como desconto nos financiamentos de moradias para baixa renda.

Investimento do FGTS para 2012 (em R$ bilhões)
Destino
Orçamento

Financiamento para Habitação
29,5

Desconto em crédito para casa popular
4,4

Saneamento básico
5

Infraestrutura urbana
5

TOTAL
43,9

Fonte: FGTS/Caixa

Riscos e oportunidades no estilo rompedor de Dilma


Coluna Econômica - 23/03/2012

Ontem o PIB nacional reuniu-se com a presidente Dilma Roussef. O encontro faz parte do conjunto de iniciativas da presidência, visando estimular investimentos do setor privado e reerguer a indústria de transformação nacional.
É desafio para gente grande. Primeiro, desmontar a armadilha do câmbio e juros. Depois, melhorar o ambiente econômico. Simultaneamente, montar sistemas de defesa comercial e amparar setores mais vulneráveis à concorrência externa. Tudo isso em meio a uma guerra cambial e comercial que tenderá a se acirrar.
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Amparada em índices recordes de aprovação, Dilma ambiciona mais: não apenas mudar o ambiente econômico como também o político nacional.
Mudou as lideranças governistas no Congresso e passou a estimular dissidências nos partidos que compõem a base aliada. Sua intenção é instituir relacionamento republicano entre partidos, acabando com as barganhas e a apropriação da máquina pública pelos interesses partidários.
Trata-se de um velho sonho da opinião pública. A questão que se coloca é se a estratégia de abrir várias frentes de conflito é a mais adequada.
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Ao assumir a presidência da República, o ex-presidente Fernando Collor chegou com a gana de quem tem a bala única para utilizar, seja contra a hiperinflação herdada de Mailson da Nóbrega, seja em relação à economia fechada legada pelo regime militar.
Foi impichado, muito mais pelo não atendimento das demadas do que por seus erros pessoais.
Nenhum escapou desse jogo, nem Fernando Henrique Cardoso, nem Lula. Resistiram porque souberam agir com pragmatismo na frente política.
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Dilma está vivendo seu melhor momento. No decorrer do ano, o desemprego deve aumentar e a economia deve sofrer os abalos da crise internacional e da própria crise da indústria de transformação. Por enquanto, há índices recordes de geração de emprego, índices recordes de popularidade da presidente.
E no futuro? Quem conversa com Dilma sai com uma sensação e dois sentimentos diferentes. A sensação é a segurança que ela passa, a determinação, a vontade de mudar o país.
Os sentimentos, dúbios, vão entre a esperança de que ela caminha com segurança, mesmo no campo político; e o receio de que esteja abusando da auto-confiança.
Ela foi a campo, enfrentou velhos coronéis políticos encastelados nos partidos da base, sem ao menos ter a retaguarda de uma reforma política que reduzisse sua influência no jogo.
No Palácio, não há algodão entre cristais: é choque direto. Com exceção do vice-presidente Michel Temer - do PMDB - não parece haver o articulador capaz de apagar incêndios e promover mudanças menos radicais.
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Nas próximas semanas, Dilma deverá romper com o isolamento e conceder uma série de entrevistas a diversos veículos, o que ajudará a fortalecer seu discurso e sua estratégia.
Esse voluntarismo encanta, mas preocupa. O jogo político é insidioso e criativo para colocar presidentes em sinuca. E há um sentimento ainda não superado de revanche por parte da velha grande mídia.
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Um pouco de cautela e caldo de galinha não faria mal, neste momento.

quinta-feira, 22 de março de 2012

O desafio de retomar os investimentos


Coluna Econômica - 22/03/2012
Hoje a presidente Dilma Rousseff reunirá 15 dos maiores empresários brasileiros para estimulá-los a investir mais no Brasil. Constatou-se que os grandes grupos estão com o caixa cheio e com alguma indecisão ainda em retomar investimentos graúdos. A intenção da presidente é estimular o chamado “espírito animal” do empresário.
Para deflagrar uma nova onda de investimento privado, no entanto, é importante entender melhor a dinâmica do desenvolvimento.
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O primeiro e mais relevante passo é a criação de um mercado interno robusto. Já se tem, tanto no mercado de consumo de massa quanto no que se convencionou chamar de “gargalos” – que nada mais são do que pontos de demanda não atendida.
Além disso, o pré-sal criará uma demanda adicional incalculável para os setores de máquinas e equipamentos, naval, de mobiliário etc.
Tendo-se a demanda, o passo seguinte é viabilizar a produção. Para tanto, há que se ter duas condições especiais: capital para financiar o investimento e condições de competitividade em relação ao produto importado.
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A primeira condição será alcançada com a mera redução da taxa Selic. A única influência da taxa é nas decisões de investimento. Baixando a Selic, os fundos de pensão, fundos de investimento, as próprias grandes companhias, terão que sair do conforto da renda fixa para a renda variável.
Hoje em dia já se tem um mercado de capitais bastante sofisticado para promover essa reciclagem da poupança.
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Resta o último grande desafio: a competitividade do parque industrial brasileiro.
Há duas maneiras de tornar o produto brasileiro competitivo: qualidade (mais inovação tecnológica) e preço.
Há uma lógica nos modelos cambiais: quando a economia é pouco competitiva, compensa-se com câmbio fraco, moeda desvalorizada. Isso faz com que se consiga competir nos mercados globais com preços baratos. Depois, à medida que as empresas vão ampliando as vendas, ganham fôlego para investir em pesquisa, inovação, novos produtos.
Todo grande modelo de desenvolvimento mundial – Inglaterra, Japão, Itália e Alemanha no pós-guerra, Coreia, China – percorreu esse caminho. A lógica é simples: só depois de ampliar as vendas externas, ganhar dimensão, ter escala, mercado, a empresa conseguirá fôlego para investir em pesquisa e inovação.
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Há outros fatores relevantes na definição de preço: o chamado custo Brasil. Entram nessa equação a estrutura de juros, o peso dos impostos, a infraestrutura, a burocracia pública. Quanto menos se avançar nesses itens, maior será o peso do câmbio.
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Na entrevista que me concedeu, algumas semanas atrás, a presidente Dilma Rousseff enfatizou que seu grande desafio será a consolidação do parque industrial brasileiro.
Por enquanto, a Fazenda tem avançado apenas em questões pontuais de defesa comercial ou desoneração tributária de um ou outro setor.
Trata-se de um anacronismo – em termos de política industrial. E, nesse ponto, os mercadistas têm razão: em vez da proteção de um ou outro setor, como que querendo tapar os furos de uma peneira, há que se avançar em soluções sistêmicas, que abranjam toda a economia brasileira.