Na era da abundância, quanto vale a escassez? É nisso que uma nova rede social americana acredita e quer espalhar entre seus usuários. A Minus, fundada em Chicago, é a primeira rede que possui um limite de posts por usuários.
Ao contrário do Instagram e do TikTok, que querem que usuários postem mais e mais, a plataforma só permite que cada usuário poste 100 vezes durante toda sua passagem pelo aplicativo.
O objetivo? Ser algo provocador para uma sociedade que passa cada vez mais tempo conectada e dependente. Segundo o fundador, a ideia é fazer com que as pessoas pensem efetivamente antes de postar.
Logicamente, por ser do contra, na Minus também não existem curtidas ou contagens de seguidores. risos. Uma rede social sem algoritmos.
Modelo de negócios sustentável ou só alarde?
Aparentemente, é muito mais um desejo pessoal do fundador — Ben Grosser, um professor e artista da Universidade de Illinois — de alertar a sociedade, do que algo que ele realmente pretende monetizar ou tornar escalável.
A rede social foi encomendada pela Arebyte Gallery de Londres para sua exposição Software for Less, que examina os efeitos culturais, sociais e políticos das redes na sociedade. Você pode se inscrever clicando aqui.
O timing
A plataforma vem no momento em que o Facebook está sendo duramente criticado depois dos relatos de uma ex-funcionária, Frances Haugen, sobre as políticas da empresa de priorizar lucro em vez da saúde mental e privacidade dos usuários.
Olhando além do fato… É bem provável que a Minus não se torne a próxima grande rede social, mas ousamos dizer que algo diferente do que estamos acostumados está por vir — mais próximo da Minus do que do TikTok.
Nenhum comentário:
Postar um comentário