segunda-feira, 14 de abril de 2014

Gênio em cueiros

RUY CASTRO

RIO DE JANEIRO - Em coluna recente, falei de um tio-avô que, como milhares antes dele, passara 80 anos tentando em vão inventar o moto-contínuo, e não seria surpresa se, de repente, um garoto de oito anos surgisse com a solução. Comentei também que os detentores das tecnologias que hoje dominam o mundo --web, internet, Google-- tinham entre 20 e 25 anos quando as inventaram. Mas isso foi naquele tempo. Em breve, só serão levados a sério os criadores com forte incidência de acne.
Ou em cueiros. Há duas semanas, em San Diego, Califórnia, um garoto americano de cinco anos, Kristoffer Hassel, digitou determinada senha para acessar a conta do pai na rede Xbox Live --seja lá o que for isto. (O fato de garotos de cinco anos poderem acessar a intimidade dos pais, na forma de uma conta eletrônica ou de um caderninho de telefones, é assustador.) Num engano nada típico para sua idade, o guri digitou um "código de acesso" incorreto. O Xbox acusou o erro e lhe enviou uma segunda tela de verificação.
Kris, sem querer, apertou a tecla de espaço e --surpresa-- o Xbox autorizou-o a se "logar" na rede. E, com isso, lá estava ele, com a conta do velho à disposição. Como sabia que tinha feito besteira, o menino acusou-se para seu pai, Robert, assim que este chegou em casa, e preparou-se para apanhar. Mas Robert não ficou zangado. Ao contrário. Como conhece as pessoas certas, comunicou à Microsoft a descoberta por seu filho de um lapso do equipamento.
Resultado: a Microsoft encantou-se com Kris por ele ter detectado um perigo em potencial nos seus serviços online e incluiu-o em sua exclusiva lista de pesquisadores de segurança. Assim, aos cinco anos e ainda com o nariz escorrendo, o fedelho é agora uma autoridade do mundo eletrônico.
Só lhe restará, aos 18, sair metralhando gente no pátio da escola.

    Nenhum comentário: