terça-feira, 7 de outubro de 2014

Por que Alckmin não conseguiu conquistar Hortolândia


Postado em 7 de outubro de 2014 às 8:55 am

Captura de Tela 2014-10-07 às 13.11.42
Dos 645 municípios do estado de São Paulo, apenas um não deu o trunfo para Geraldo Alckmin (PSDB) entrar para a história como o governador que conseguiu ser reeleito em todo o território paulista.
Em Hortolândia, cidade na região de Campinas, o candidato tucano ficou em segundo lugar na corrida eleitoral com 34,88% dos votos válidos contra os 38,6% conquistados pelo petista Alexandre Padilha – que, na apuração estadual, ficou em terceiro lugar.
Ele, contudo, não foi o único candidato do PT a liderar a disputa na cidade. Eduardo Suplicy, derrotado por José Serra (PSDB) na luta por uma vaga no Senado, abocanhou 58,4% dos votos válidos de Hortolândia.
A advogada Ana Perugini, que acaba de ser eleita deputada federal pelo PT, pode ser uma das responsáveis pelo fenômeno, segundo análise de Wagner Romão, professor de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Sozinha, Ana arrebanhou 50,2% dos votos válidos na cidade – o que rende 48.555 votos. O marido dela teve resultado semelhante na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Apesar de ter sua candidatura barrada, Angelo Perugini ficou com 47.918 dos votos na cidade. Ele ainda recorre da decisão.
Por dois mandatos seguidos (de 2004 a 2012), Perugini foi prefeito da cidade. No último pleito municipal, conseguiu manter a tradição petista no município com a eleição de Antônio Meira, seu herdeiro político.
Já Ana foi vereadora em 2004 e eleita deputada estadual em 2006 e 2010. “Quando você tem um candidato muito forte em uma disputa local, ele atua como espécie de ímã que atrai votos para quem está junto dele no santinho”, afirma Romão.
Os resultados das urnas na cidade comprovam esta hipótese.
Com 212 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Hortolândia abriga empresas como a IBM e tem um índice de desenvolvimento humano de 0,756 – faixa considerada alta pela ONU.
Saiba Mais: exame

Nenhum comentário: