quinta-feira, 23 de outubro de 2014

No Quase segundo turno, uma mensagem do quanto mudou o País em 20 anos...

JN volta à município que já teve o menor número de eleitores do país

Repórter Marcos Losekann mostra o que aconteceu em Santa Rosa do Purus, no Acre, onde só se chega de barco ou de avião.

Vinte anos depois da primeira visita, o Jornal Nacional voltou a um pequeno município no Acreque já teve o menor número de eleitores do país. O repórter Marcos Losekann mostra o que aconteceu nesse lugar onde só se chega de barco ou de avião.
Ainda é um município pequeno. Tem 7 mil habitantes, mas já foi bem mais minúsculo. Tanto que, há duas décadas, virou notícia no Jornal Nacional: “Santa Rosa do Purus, no Acre, vai entrar para a história como o menor colégio eleitoral do Brasil”.
Eram apenas 141 eleitores. Bastavam 50 votos para eleger o prefeito e cinco para um vereador. O jornal não chegava, o rádio pegava mal e à única TV pouca gente assistia. A base da economia era pesca e duas lojinhas. Curiosa realidade de um município criado pelo governo acreano para garantir a presença de brasileiros nessa região de fronteira com o Peru.
“O problema é que uma viagem da capital, rio branco, até aqui pode levar 15 dias. E se o viajante estiver distraído, conversando assim como eu, pode passar pela cidade sem perceber. São apenas 35 casas, construídas em menos de 1 quilômetro de extensão”, contou o repórter em 1994.
Vinte anos depois, o mesmo ângulo de visão, o mesmo rio, o mesmo repórter. Mas, que ninguém se engane. Santa Rosa do Purus já não é mais a mesma, não. O que afinal mudou, em duas décadas, nesse pedacinho do Brasil?
Com a palavra, o ex-prefeito Antônio de Carvalho. “Eu me sinto realizado em ver o município crescer”, afirmou.
E como cresceu. Já são quase 400 veículos emplacados na cidade. Os moradores acessam a internet, falam ao celular.
Os 800 alunos têm quatro escolas para estudar. A cidade conta com uma delegacia e um pelotão do exército. E todas as 750 casas têm luz elétrica, água encanada e televisão.
O atual prefeito, Rivelino Mota, diz que o número de eleitores aumentou quase 20 vezes nessas duas décadas. Agora são 2784 votos em disputa.
Repórter: O senhor precisou de quantos para se eleger?
Atual prefeito: Mil e oitenta e cinco.
E quanto ao futuro? Uma pesquisa revelou que os santa-rosenses do Purus tem um sonho: ver aberta uma estrada de 160 quilômetros até a BR mais próxima. Para botar esse município de vez no caminho do desenvolvimento.

Nenhum comentário: