terça-feira, 31 de julho de 2018

Sites do governo de SP deixam de ser atualizados até as eleições, G1

Sites do governo de SP deixam de ser atualizados até as eleições

Desde 7 de julho, redes sociais de órgãos públicos não mais postarão informações; governo diz que segue a Lei das Eleições; veja links sobre serviços úteis.

Por G1SP
 
Metrô paralisou atualização das redes sociais em 7 de julho (Foto: Twitter/reprodução)Metrô paralisou atualização das redes sociais em 7 de julho (Foto: Twitter/reprodução)
Metrô paralisou atualização das redes sociais em 7 de julho (Foto: Twitter/reprodução)
O governo de São Paulo restringiu, até o fim das eleições, o conteúdo e a atualização de dados nos sites e perfis em redes sociais oficiais dos órgãos públicos.
Informações públicas úteis para a população, como a situação, em tempo real, dos trens, endereços de delegacias, locais de vacinação contra doenças e ocorrências envolvendo os bombeiros, deixaram de ser informadas a partir de 7 de julho, podendo ser localizados pelos usuários de forma não tão mais acessíveis nas páginas oficiais na internet.
Amedida ocorre em obediência à legislação eleitoral, já que o governador em exercício Márcio França (PSB) é candidato à reeleição ao governo do estado. França assumiu o governo após a saída do então governador Geraldo Alckmin (PSDB), que é candidato à Presidência da República.
Páginas oficiais de Sabesp, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros até os perfis no Twitter e no Facebook destes órgãos são alguns dos afetados pela medida.
O governo de São Paulo, por meio de sua assessoria de imprensa, se manifestou sobre o tema, confira na íntegra:
"O Governo do Estado orientou todas suas secretárias e órgãos vinculados a garantir todas as informações e acessos necessários à prestação de serviços online à população durante o período eleitoral. A Lei das Eleições (Lei 9.504/97), nos seus artigos 73 a 78, estabelece as condutas vedadas aos agentes públicos nos três meses que antecedem as eleições, dentre as quais a proibição de 'autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral'.
As alterações promovidas nos respectivos sites do governo e perfis de redes sociais, portanto, foram adotadas de forma a cumprir a legislação vigente bem como a jurisprudência do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo".
A Lei das Eleições tem o objetivo de preservar a igualdade de oportunidades entre candidatos e, caso algum deles em cargo público descumpra a medida, corre o risco de ter o registro de candidatura ou o cargo cassado, ter a divulgação suspensa imediatamente e ainda pagar multa que varia de R$ 5.320,50 a R$ 106.410,00.

Serviços disponíveis

Alguns serviços estão disponíveis, mas não de forma tão acessível ao usuário. Confira abaixo alguns links de serviços:
Twitter do Corpo de Bombeiros informa que ocorrências não serão mais alertadas para imprensa e público em geral (Foto: Reprodução/TV Globo)Twitter do Corpo de Bombeiros informa que ocorrências não serão mais alertadas para imprensa e público em geral (Foto: Reprodução/TV Globo)
Twitter do Corpo de Bombeiros informa que ocorrências não serão mais alertadas para imprensa e público em geral (Foto: Reprodução/TV Globo)

Confira outros pontos previstos na MP 844/18, Camara dos Deputados


De acordo com a Medida Provisória 844/18, em análise no Congresso Nacional, os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios: universalização do acesso; adequação à saúde pública e à proteção do meio ambiente; disponibilidade de serviços de drenagem urbana e manejo das águas pluviais; respeito às peculiaridades locais; eficiência e sustentabilidade econômica; controle social; e combate às perdas de água.
O texto também prevê os seguintes pontos:
  • havendo interesse comum, a titularidade dos serviços poderá ser exercida por meio de colegiado interfederativo formado por região metropolitana, aglomeração urbana ou microrregião; ou de instrumentos de gestão associada;
  • os serviços de saneamento básico nas regiões metropolitanas, nas aglomerações urbanas e nas microrregiões serão fiscalizados e regulados por entidade reguladora estadual, distrital, regional ou intermunicipal;
  • a Agência Nacional de Águas (ANA) contribuirá para a articulação entre o Plano Nacional de Saneamento Básico, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e a Política Nacional de Recursos Hídricos;
  • os contratos de saneamento básico assinados entre empresas estatais estaduais e os municípios continuarão valendo mesmo em caso de privatização das empresas;
  • os contratos de programa (assinados entre dois entes ou entre entes e o consórcio público para execução de serviço público comum) no setor de saneamento deverão conter as cláusulas essenciais dos contratos de concessão previstos na Lei das Concessões (8.987/95);
  • o plano municipal de saneamento básico, previsto na legislação como condição para contratação de empresa de prestação de serviço, poderá ser substituído por um estudo técnico. Além disso, os municípios com população inferior a 20 mil habitantes poderão apresentar planos de saneamento simplificados;
  • a agência reguladora local ou a empresa de saneamento poderão estabelecer prazos e incentivos para a ligação das edificações à rede de esgotamento sanitário; e
  • o usuário que não ligar a sua edificação (como casa ou condomínio) à rede de esgoto existente não ficará isento do pagamento de taxas cobradas pela disponibilização e manutenção desse serviço.

Boticário faz vídeo com família negra, recebe 17 mil dislikes e é alvo de críticas racistas, FSP

Um comercial narrado por um pai se gabando sobre seu relacionamento com os filhos e como eles "amam as suas brincadeiras", contraposto por imagens que mostram que ele não é tão engraçado assim. Um pai meio "tio do pavê", que dança desajeitado com a filha e tira sarro das namoradinhas do filho adolescente. 
A voz de criança finaliza a peça publicitária: "às vezes, ser pai é a coisa mais difícil do mundo, mas vale cada tentativa. Dia dos Pais merece presente". 
Comercial fofo. Bonitinho e com uma narrativa comum na época que antecede o Dia dos Pais (12 de agosto). A única diferença para a maioria dos anúncios de perfume é que a família retratada no comercial é negra.
Publicado no último dia 26, o comercial já teve mais de 17 mil "deslikes" e 85 mil curtidas. 
 
O número de reações negativas foi acompanhado por comentários racistas que criticaram a presença só de negros no comercial. 
"Pouco criativa e racista. Vamos misturar essa família aí", diz um comentário. 
"O Boticário só fabrica perfume para afros? Acho que estou usando a marca errada", afirma outro.
"Ué. Nem pra colocar pelo menos a empregada branca em, (sic) faltou diversidade. Racismo inverso existe, isso é a prova", escreveu um usuário.
"É tanto vitimismo que acham que os deslikes são racismo, quero ver um vídeo nesse YouTube que não tem deslike", dizia um dos poucos comentários recentes e que criticava os outros comentaristas.
No Twitter, um usuário perguntou se o Boticário também iria fazer uma propaganda só com índios.
Assim como as 85 mil reações positivas, a grande maioria dos comentários enaltece a marca e o vídeo, criado pela agência de publicidade AlmapBBDO.
A marca usou o próprio canal no YouTube e sua conta no Facebook para se posicionar contra os comentários racistas.
"Já faz bastante tempo que trazemos representatividade e diversidade para as nossas campanhas. E temos muito orgulho disso. Mas as reações que o nosso filme gerou só mostram pra nós que temos muito trabalho a fazer. A gente acredita no respeito a todas as pessoas e deseja que, em breve, isso não seja mais motivo de desconforto pra ninguém."
pai recebe perfume de presente. Familia está sentada no sofá: mulher atras, menino à esquerda, menina com vestido rosa e laço no cabelo à direita, e um jovem adolescente, à direita da menina
Reprodução do comercial para o Dia dos Pais da marca O Boticário - Reprodução
Também na conta do Instagram, a marca postou um vídeo escrito "Representatividade Importa. Respeite a diversidade", ilustrado com vários emojis brancos e negros.
Até a madrugada desta terça-feira (31), quatro dias após o lançamento, o vídeo já havia sido visto mais de 6,4 milhões de vezes. A campanha com a modelo Gisele Bündchen, feita há três meses, tem 8,9 milhões.
Em 2015, a marca fez uma comercial para o Dia dos Namorados que mostrava casais homossexuais e foi contestada no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que na época recebeu 30 reclamações que contestavam a moralidade da propaganda.