segunda-feira, 10 de março de 2025

O feminismo perdido entre sexo e poder, Lygia Maria, FSP

 A mulher foi a estrela do Oscar 2025. O Brasil ganhou sua primeira estatueta de melhor filme internacional com a história de Eunice Paiva, em "Ainda Estou Aqui". Fernanda Torres não levou o prêmio por sua atuação genial, mas conquistou Hollywood.

"Anora", sobre uma prostituta, recebeu láureas como melhor filme e atriz. "Substância" deu a primeira indicação para Demi Moore no papel da celebridade que faz o inimaginável para rejuvenescer.

Um filme, contudo, foi ignorado pelo Oscar: "Babygirl", da cineasta holandesa Halina Reijn.

A imagem do filme "Babygirl" mostra um casal em um momento íntimo, com os rostos próximos e os olhos fechados. A mulher, a atriz Nicole Kidman, tem cabelo loiro e usa um blazer rosa, enquanto o homem, o ator  Harris Dickinson, está vestido com uma camisa azul e gravata. Eles parecem estar em um ambiente interno, com iluminação suave ao fundo.
Cena do filme 'Babygirl', com Nicole Kidman e Harris Dickinson - Niko Tavernise/Divulgação

Como arte cinematográfica, a obra não empolga, mas sua abordagem da relação entre sexo e poder areja a perspectiva sufocante sobre o tema propagada após o estopim do Me Too em 2017.

O movimento foi fundamental para expor e conter a prática de assédio. Com o tempo, porém, perdeu o foco e gerou ondas de acusações numa espécie de neomacarthismo erótico.

Em "Babygirl", Nicole Kidman é uma empresária que se atrai por um estagiário com quem compartilha, no papel submisso, desejos sadomasoquistas.

O filme não julga a relação, que se revela como um momento de descoberta e liberação de fantasias. A culpa vem quando uma funcionária ameaça revelar o caso, que seria imoral por se dar entre chefe e subordinado —uma premissa cara ao idealismo Me Too.

Mas a noção de que, do flerte à cama, interações devem ser estritamente igualitárias é um delírio.

Em "Personas Sexuais", Camille Paglia mostra como "A sexualidade é uma interação intrincada de dominância e submissão, poder e vulnerabilidade, atração e repulsão". Forças expressadas numa miríade de gradações tanto por homens como por mulheres. O desejo sexual é uma performance ritualizada de poder e controle. É quando a natureza dionisíaca invade a civilização apolínea.

Ao recusar essa complexidade e reduzir o sexo à violência do patriarcado, o irrealismo do Me Too não só incita linchamentos baseados na infração da presunção de inocência mas coloca mulheres num papel vitimista, infantilizado e paranoico. Ora, não há nada mais antifeminista que isso.

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