terça-feira, 6 de dezembro de 2016

05.12.16 | Eficiência energética: o desafio dos novos prefeitos






Brasil – Gestão eficiente da iluminação pública e dos prédios públicos pode reduzir em 30% o valor da conta de energia elétrica de um município
Tiago Reis, para o Procel Info
Brasil – Passadas as eleições municipais de outubro, prefeitos eleitos e reeleitos começam a planejar o novo ciclo de administração das cidades brasileiras, que terá início no próximo dia primeiro de janeiro de 2017. Em meio à crise econômica, financeira, queda de receitas e controle de gastos, os gestores municipais de várais partes do país buscam formas para reduzir as despesas e organizar os gastos públicos. E neste cenário, a gestão da energia tem uma importância fundamental. Segundo dados da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), os gastos com energia elétrica são, em muitas prefeituras, a segunda maior despesa, perdendo apenas para a folha de pagamento dos servidores públicos. Uma gestão eficiente desse setor pode proporcionar uma economia significativa, variando de 6% a 10% das despesas globais, dependendo do tamanho do município.

Entre os pontos que podem ser atacados pelos gestores municipais estão a iluminação pública e os prédios públicos. Somente a iluminação representa de 70% a 80% do valor da conta de energia de cada município. O restante do consumo é proveniente dos edifícios públicos, principalmente os das áreas de educação e saúde, como creches, escolas, postos de saúde e hospitais.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o país consome 20 mil GWh de energia elétrica, por ano, para abastecer os sistemas de iluminação pública. Esse valor representa 4% de toda a energia elétrica consumida pelo país durante um ano. A associação estima que apenas com a modernização do sistema, com a substituição das lâmpadas de sódio e mercúrio por similares de LED, seria possível reduzir pela metade esse consumo. Essa economia seria suficiente para abastecer os estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá.

Além da economia em si, a Abesco destaca que a utilização do LED na iluminação pública pode trazer outros beneficios para o município, já que essa tecnologia permite a criação de um sistema integrado de smart city, com a integração de diversos sistemas de sinalização, orientação, comunicação e segurança o que aumenta a eficiência da prefeitura, tanto na área energética quanto na operacional.

Segundo o arquiteto Davi Miranda, do Departamento do Procel, da Eletrobras, com a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de transferir para os municípios a responsabilidade pelos ativos da iluminação pública, a preocupação com a eficiência energética ganhou importância entre os gestores municipais. Com essa mudança, ocorrida em 2015, todo o investimento em expansão e manutenção da iluminação passou a ser feito exclusivamente pelas prefeituras, o que representou um impacto considerável no orçamento municipal. Ele cita que o treinamento dos profissinais e a atualização dos dados referentes aos pontos de energia são as primeiras ações que o gestor público deve tomar para tornar o sistema mais eficiente.
Energia elétrica é a segunda maior despesa dos municípios brasileiros

“A primeira ação deve ser a atualização do cadastro de lâmpadas e equipamentos. Isso porque é esse cadastro que vai determinar o valor da conta de energia da prefeitura e revelar o potencial de eficientização do sistema. Em seguida, deve-se verificar as oportunidades de melhoria, como as trocas de lâmpadas antigas por tecnologias mais eficientes, ou de reatores eletromagnéticos por reatores eletrônicos, ou ainda troca das luminárias por conjuntos mais eficientes, que aproveitam melhor a luminosidade gerada pelas lâmpadas”, explica.

Segundo Miranda, além da iluminação pública, é possível obter ganhos em eficiência energética em sistemas de motores, climatização e iluminação dos prédios públicos. Nas cidades em que as empresas de saneamento pertencem ao município, também é possível desenvolver ações para a redução do consumo de energia elétrica nos sistemas de bombeamento e tratamento de água.

PLAMGE tem potencial de reduzir em 30% o consumo de energia 

A realização de um diagnóstico energético pode contribuir para uma economia de cerca de 1/3 dos gastos de energia de uma prefeitura. Desenvolvido pelo Núcleo de Gestão Energética Municipal da Eletrobras (Procel GEM), o PLAMGE (Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica) fornece aos agentes da administração pública uma série de treinamentos e metodologias para que o uso da energia elétrica seja feita de forma eficiente nos equipamentos públicos. O PLAMGE funciona como uma ferramenta de apoio às prefeituras, que possibilita o conhecimento, gerenciamento, planejamento e controle, por parte do prefeito, do uso da energia elétrica, proporcionando a redução do consumo por meio da identificação das oportunidades em todas as unidades consumidoras de responsabilidade da prefeitura.

Davi Miranda explica que o PLAMGE, além de contribuir para a realização de um diagnóstico e planejamento energético do município, também contribui para a formação de uma equipe capacitada para gerenciar seu consumo de energia elétrica de forma eficiente. O arquiteto ressalta que o PLAMGE pode oferecer um grande suporte na área de energia para as prefeituras que, em sua maioria, ainda carecem de recursos financeiros e profissionais capacitados na área de eficiência energética.

“A falta de recursos das pequenas prefeituras é um fato. E não estamos falando somente de recursos financeiros, mas também de recursos humanos. Falta pessoal capacitado nas pequenas prefeituras para implementar projetos de eficiência energética ou mesmo para gerenciar o consumo de maneira eficiente. Conhecedor desse problema há muitos anos, o Procel GEM desenvolveu treinamentos técnicos para a equipe da prefeitura e uma rede de troca de experiências e soluções, a RCE (Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica). Também existe a formação de agentes municipais de economia de energia e a elaboração de uma metodologia completa de diagnóstico e planejamento do uso da energia elétrica no município, que é o PLAMGE”, destaca Miranda.

Implementado em mais de 400 municípios do país, o potencial de economia de energia elétrica é de até 30%. Os municípios interessados em implementar medidas de eficiência energética podem entrar em contato com o Procel GEM pelo e-mail procel.gem@eletrobras.com . Também é possível encontrar mais informações no Portal Procel Info ou no site da RCE – Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica.

Nenhum comentário: