sexta-feira, 20 de junho de 2014

O desperdício de energia no Brasil ou o mal exemplo dos brasileiros

 usina hidrelétrica

Em 27 de julho de 1911 foi a inauguração com pompas a iluminação pública por eletricidade, contratada com o empresário Dr. Ricardo Villela pelo Prefeito Dr. Benjamin Pinheiro.
A eletricidade que abastecia Pindamonhangaba vinha de Paraisópolis, em Minas Gerais. Como o custo com a manutenção da linha era muito alto, foi construída aqui em Pinda, às margens do rio Paraíba, uma usina a vapor (queima de lenha), permanecendo em funcionamento até 1915.

Ver foto em:
www.panoramio.com/photo/18599389

Em 1915 é então construída, pela empresa de eletricidade de São Paulo - Rio de Janeiro, a Usina Izabel, aos Pés da Serra da Mantiqueira (bairro do ribeirão grande), aproveitando a maior queda livre de água da América do Sul e a 3ª do mundo, com 930 metros de desnível.
Com maquinário todo importado, geradores canadenses e turbinas alemãs, a usina inicialmente abastecia Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba e Lorena.
Hoje a usina encontra-se desativada, porém seria suficiente para alimentar a cidade na área residencial e comercial, oferecendo 1250 kwatt's / hora por gerador, num total de 600.000 kwatt's / hora.
Cidades vizinhas: GuaratinguetáUbatubaSão José dos Campos
Coordenadas:   22°45'13"S   45°26'50"W

Nenhum comentário: