domingo, 5 de maio de 2013

O jogo oculto


Ugo Giorgetti - O Estado de S.Paulo
Um lendário diretor da Rede Globo de Televisão, responsável pelo estabelecimento e consolidação da liderança absoluta da emissora em território nacional sempre dizia: "O principal é não mudar o horário dos programas. Nunca. O espectador deve saber que, no horário de costume, vai entrar o programa de costume".
Até hoje a Globo adota, enquanto TV aberta, essa regra que é fundamental para o telespectador. Mas na TV paga, ou TV fechada, como queiram, ninguém sabe bem o que entra, nem quando entra no ar.
Ou pelo menos é preciso muita atenção às pequenas informações que aparecem num canto de página e lembrar de horários que são frequentemente trocados. Estou falando da programação esportiva nesses emissoras.
Claro que há exceções e alguns programas sabem que precisam se fixar num horário e o fazem sem ressalvas. Sobretudo os programas de entrevistas, opinião, e as mesas redondas sobre futebol.
Com os jogos a coisa é muito mais complicada. Na última quinta-feira, estavam prestes a entrar em campo o São Paulo e Atlético-MG, pela Taça Libertadores da América - era o confronto entre o melhor time da primeira fase da competição contra o chamado 'Time da Fé', que conquistou sua vaga aos 45 do segundo tempo justamente contra o rival do dia.
Um pouco antes do pontapé inicial soou a campainha. Era meu vizinho do andar de baixo. "Será que eu podia ver o jogo aí com você?" Fiquei encantado com essa proposta que me remetia diretamente aos anos cinquenta, quando as pessoas vagavam de vizinho em vizinho, procurando alguém com um aparelho de tevê.
Discretamente procurei saber o que tinha acontecido com a televisão dele. Nada. A tevê estava perfeita, o que ele não tinha era o canal Fox Sports, e como eu escrevo sobre futebol, lhe ocorreu que eu tivesse esse canal, naturalmente. Não tenho. Mas tenho todos os outros que supostamente transmitam todas as partidas importantes.
Por que então deslocar algumas partidas de alto nível para o tal canal Fox Sports? Não que esse canal não transmita jogos. Transmite. Mas jogos não exatamente de meu interesse, algo como Tigre x Huracán, pelo Campeonato Argentino. De qualquer jeito, era uma falta considerada grave que uma pessoa que escreve sobre futebol não tenha o canal Fox Sports.
Vergado pela humilhação pensei em lhe oferecer uma bebida enquanto eu ia dar telefonemas à procura de amigos que tivessem o canal Fox Sports.
Ele me disse então que não havia tempo porque achava que o jogo já tinha começado. Era pouco depois das vinte horas. Essa informação de um horário diferente de tudo que estava habituado, acabou de me derrotar. Não sabia mais o que dizer.
No canal Fox Sports lá estava São Paulo x Atlético, oculto, na minha tevê, pelo aviso: "você não está habilitado, etc, etc."
Abrimos um vinho e logo estávamos acaloradamente amaldiçoando quem distribui os jogos de futebol pelas emissoras, quem faz os horários, etc. Fizemos um pacto que, custe o que custar, não vamos assinar o Fox Sports. Abaixo Tigre x Huracán!
Depois de alguns copos estávamos assistindo Chicago Bulls x Brooklyn Nets, pela NBA. E ficamos esperando informações da vizinhança sobre São Paulo x Atlético-MG. Realmente, quando qualquer dos grandes faz gol, há sempre comemorações por perto. Pois o São Paulo fez um gol aos oito minutos e nenhum de nós percebeu! Foi o vinho ou pouca gente tem o Fox Sports?
A Juventus só precisa de um empate em casa com o Palermo para garantir hoje a conquista do bicampeonato italiano. Mas poderá ser campeã até com uma derrota, desde que o Napoli não ganhe da Inter.
Espanha. A vitória de ontem do Real Madrid sobre o Valladolid por 4 a 3 impede o Barcelona de conquistar o título hoje, quando recebe o Betis. Kaká, fez um gol.
França. Se ganhar hoje do Valenciennes o PSG só não será campeão se ocorrer uma hecatombe, porque abrirá nove pontos de vantagem sobre o Olympique de Marselha (que ontem fez 2 a 1 no Bastia) a três rodadas do final, e sua vantagem no saldo de gols (primeiro critério de desempate) é de 34 gols.
Alemanha. Numa prévia da final da Copa dos Campeões, Borussia Dortmund e Bayern empataram ontem por 1 a 1.

Nenhum comentário: