A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), espécie de agência de fomento à inovação, ingressou no setor elétrico fechando parceria com a Engie Brasil Energia.
O contrato visa desenvolver soluções tecnológicas para o monitoramento de perdas por fuga de corrente elétrica, um dos desafios em sistemas de geração. O dispositivo em desenvolvimento se assemelha a um rastreamento hidráulico: ao injetar uma corrente no sistema, é possível acompanhar seu trajeto usando um amperímetro.
A solução proporciona um diagnóstico preciso de falhas invisíveis nos sistemas elétricos, evitando curtos-circuitos, desligamentos e danos a equipamentos.
O projeto surgiu há cinco anos após uma falha que expôs a limitação dos instrumentos disponíveis no mercado. A partir daí, a Engie Brasil Energia desenvolveu um protótipo internamente.
Agora, com o suporte da Unidade Embrapii Certi, o projeto será aprimorado e escalado para uso comercial.
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender o setor empresarial e fomentar a inovação na indústria.
Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto.
A Embrapii possui contrato de gestão com o governo federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Com Stéfanie Rigamonti
Nenhum comentário:
Postar um comentário