segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Setembro Amarelo: 90% das mortes por suicídio poderiam ser evitadas, EBC


 01:42 GeralNotícias 10/09/2017 - 08h45 Manaus Embed
Bianca Paiva

Dois municípios amazonenses estão entre os 10 do país que mais registram suicídios, de acordo com levantamento de 2012 do Ministério da Saúde. São eles: São Gabriel da Cachoeira, no topo da lista, e São Paulo de Olivença, que ocupa a terceira posição. 

O estado aderiu à campanha nacional Setembro Amarelo, para prevenir esse tipo de ato, e inicia uma série de ações de conscientização neste domingo (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A abertura oficial será às 17h30, no Largo de São Sebastião, centro histórico de Manaus.

Na próxima quarta-feira (13), haverá palestras na Assembleia Legislativa do Estado, das 9h às 13h, abordando formas de incentivar a valorização da vida como contraponto a ideias suicidas. Uma delas será a da psiquiatra Alessandra Pereira, diretora da Associação Amazonense de Psiquiatria. Ela vai tratar das principais causas de suicídio, alterações biológicas e grupos de maior risco.

Ainda como parte da programação do Setembro Amarelo, também está prevista uma caminhada na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, no dia 17 de setembro, a partir das 9h, partindo do Anfiteatro.

Dados da Associação Amazonense de Psiquiatria revelam que 97% das pessoas que se suicidam têm um diagnóstico psiquiátrico comprovado, e cerca de 90% dessas mortes poderiam ter sido evitadas caso as pessoas tivessem recebido a abordagem e o tratamento adequados.

Nenhum comentário: