PETER FERNANDEZ
Passamos sufoco porque as cidades se planejaram para os carros. Na capital paulista, 25% da área construída é dedicada a estacionamentos.
Todo cidadão sente o custo do transporte no Brasil. As famílias gastam 20% da renda com isso, despesa equivalente a 17% do salário mínimo em São Paulo e no Rio -em Xangai, por exemplo, o número é de 4%. O alto custo se soma à falta de segurança. Em São Paulo, 35% das mulheres já sofreram assédio no transporte público.
A missão do aplicativo 99 é tornar a mobilidade urbana mais barata, rápida e segura. Somente no primeiro semestre, recebemos centenas de milhões de dólares em investimentos. As grandes cidades brasileiras estão atraindo o capital internacional porque o problema do trânsito vai ser resolvido.
Sim, as cidades podem ser mais vivas, agradáveis e seguras. Temos sinais concretos de que passamos por uma revolução em termos de mobilidade urbana.
A transformação começa com as próprias pessoas. Elas não precisam possuir as coisas para desfrutá-las. Cada vez mais os indivíduos vão preferir utilizar carros, em vez de ser donos deles.
O carro não é mais símbolo de liberdade. Ao contrário: tem se tornado um fardo. Pesquisa da Box 1824 mostrou que só 3% dos jovens do Brasil, entre 18 e 24 anos, desejam comprar carros e motocicletas.
Pedir um transporte por um aplicativo sempre que quiser e onde estiver, e chegar aonde você precisa da melhor maneira possível. Esta é a opção mais rápida e mais barata.
Como consequência, quanto mais usarmos carros (em vez de comprá-los), menos carros circularão. Para cada duas pessoas que compartilharem suas rotas, teremos um carro a menos por aí .
Em dez anos, as grandes cidades brasileiras terão menos trânsito, poluição e estacionamentos. E serão mais seguras. A segurança precisa ser construída com o esforço de todos. A 99 mapeia áreas de riscos, envia alerta aos motoristas e tem um 0800 dedicado para apoiar os usuários 24 horas por dia, 7 dias por semana. Monitoramos corridas e investimos pesado em tecnologias que previnem a violência.
Empresas como a 99 podem e devem colaborar com os governos. Hoje, em Jinan, na China, nosso parceiro DiDi Chuxing já opera semáforos inteligentes, melhorando a velocidade do trânsito em 20%.
Sonhamos em fazer algo assim nas grandes cidades brasileiras. Questões que afetam a vida de milhões de brasileiros serão resolvidas de forma colaborativa por empresas de tecnologia, governos e sociedade. O futuro já começou.
PETER FERNANDEZ é presidente da 99
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