enado aprovou as mudanças na Lei 13.019, também chamada de Marco Regulatório do Terceiro Setor, no mês de novembro
| ||
Após essa decisão, todas as organizações da Sociedade Civil são obrigadas a adotar novas regras no que se refere aos recursos obtidos/captados. A Lei 13.019, que visa regulamentar as transferências voluntárias de recursos públicos de entes federados para ONGs, passa a valer em janeiro de 2016 para a Federação, Estados e Distrito Federal e, em Janeiro de 2017 para os Municípios.
Para José Alberto Tozzi, especialista com mais de 15 anos na área, a nova Lei vai impactar demasiadamente a forma de gestão das ONGs e, entre outros aspectos, criará ainda mais competição para aquelas que são mantidas por recursos públicos.
Tozzi é autor do livro SOS da ONG, lançado recentemente pela Editora Gente, e alerta sobre a importância das organizações estarem atualizadas e adotarem as novas exigências já a partir do próximo planejamento anual. “Esta nova lei traz inovações importantes para o Terceiro Setor – transparência total, tanto dos órgãos públicos, quanto das ONGs, apuração do resultado social através de indicadores, possibilidade de pagamento integral de recursos humanos e encargos, ou seja, esta relação deverá ser mais profissionalizada, porém os gestores das ONGs devem estar conscientes de que deverão ser feitas mudanças importantes dentro das organizações, a começar pelos estatutos que deverão estar adaptados aos novos critérios estabelecidos nesta lei”, explica Tozzi.
O especialista está disponível para entrevistas em que poderá abordar todas as questões e impactos da nova Lei para as organizações do Terceiro Setor.
Sobre o autor:
José Alberto Tozzi é administrador de empresas pela FGV, com MBA Executivo Internacional na FIA e Mestre em Administração com foco no Terceiro Setor pela PUC-SP. Contador, auditor e sócio da Tozzi Associados, empresa especializada na prestação de serviços para organizações do Terceiro Setor e conselheiro da Associação dos Alunos e Ex Alunos dos MBAs da FIA e membro do NEATS – Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC – SP. Professor em cursos de especialização e extensão na PUC-SP e Núcleo Paulus de Formação. Pesquisador, palestrante e articulista em temas voltados ao Terceiro Setor.
| ||
Para agendamento de entrevistas e mais informações para a imprensa com:
Lead Comunicação( (11) 3168-1412Hedy Boscolo – Ramal 19 - *hedy@lead.com.br Douglas Cruz – Ramal 18 - * douglas@lead.com.br |
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
ESPECIALISTA FALA SOBRE A APROVAÇÃO DA LEI 13.019, QUE MUDARÁ A FORMA DAS ONGS PRESTAREM CONTAS DOS RECURSOS OBTIDOS, A PARTIR DE 2016.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário