terça-feira, 15 de dezembro de 2015

São Paulo – Empresas buscam cogeração para diminuir conta e garantir fornecimento, do Procel

São Paulo - Abalada pela disparada nos preços da energia, a indústria busca alternativas para driblar o aumento de custos com o insumo. Entre as saídas, destacam-se projetos que visam o consumo mais eficiente e a cogeração.

A demanda por esse tipo de serviço cresce. Na Ecogen, que pertence ao grupo Mitsui, as solicitações para estudos de projetos de geração sobem 50% neste ano, diz Pedro Silva, gerente de desenvolvimento de novos negócios.

Um dos projetos que está saindo do papel é a nova fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). A unidade terá um sistema de cogeração, em que motores gerarão energia elétrica e térmica sob a forma de refrigeração.

A Siemens, fornecedora de turbinas de cogeração, também vê maior interesse na geração distribuída, principalmente de indústrias menores, de 2 a 3 MW (megawatt) de potência, e fabricantes de papel e celulose, segundo Ricardo Lamenza, diretor geral da divisão Power da Siemens Brasil. Entretanto, o custo ainda é uma barreira para projetos de cogeração. Segundo a GE, o investimento total mínimo é de US$ 800 por kW (quilowatt) instalado.


Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra

Folha de São Paulo_28.08.2015.pdf

Nenhum comentário: