segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

As mudanças de Nova York, em vídeo


PUBLICADO . EM IMAGEM
Nova York mostrou que é possível tornar as ruas mais seguras e agradáveis para pedestres e ciclistas sem gastar exageradamente: basta perder o medo de diminuir o espaço dos carros.
Por Willian Cruz
A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, tem mudado drasticamente nos últimos anos, deixando aos poucos de priorizar o automóvel e se tornando cada vez mais uma cidade para pessoas.
Muito disso se deve ao trabalho da Secretária de Transportes Janette Sadik-Khan, que participou de um seminário em São Paulo em 2013, onde expôs as mudanças realizadas por lá. Foram criadas mais de 480km de ciclofaixas em 5 anos; dezenas de pontes foram readequadas para proteger as pessoas (algo que precisamos muito por aqui); áreas que antes eram destinadas ao automóvel foram transformadas em praças e espaços para pedestres e ciclistas; um extenso sistema de bicicletas compartilhadas (bike sharing) foi implementado; e, para aumentar a velocidade média dos ônibus, foram implementadas faixas exclusivas, ônibus de três portas, pagamento antes do embarque e prioridade semafórica.
Para saber mais sobre o que foi feito em Nova York, veja esta matéria do Vá de Bike. Felizmente, priorizar pessoas no planejamento das cidades tem se tornado uma tendência mundial.

Fonte: VádeBike.

Nenhum comentário: