sábado, 12 de novembro de 2016

Ibama suspende operação de usina Presidente Médici (RS)




Poluição

Companhia excedeu o limite de vazão de óleos e graxas e terá de pagar multa de R$ 75,1 milhões
por Portal BrasilPublicado14/09/2016 19h39Última modificação15/09/2016 08h25
Reprodução/IbamaTermelétrica é a mais antiga do País e só voltará a funcionar quando regularizar armazenamento e distribuição de óleos
Termelétrica é a mais antiga do País e só voltará a funcionar quando regularizar armazenamento e distribuição de óleos
O Ibama embargou as atividades do Complexo Termelétrico Presidente Médici, em Candiota, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (13). O instituto tomou a decisão após identificar que a vazão de efluentes e as taxas de óleos e graxas da usina superou os limites máximos de vazão. A companhia responsável foi multada em R$ 75,1 milhões por causa da irregularidade. 
O empreendimento, operado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), subsidiária da Eletrobras, também produziu emissões atmosféricas além dos padrões estabelecidos. Outro problema foi que a empresa deixou de entregar relatórios de monitoramento e descumpriu obrigações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que rege a operação das fases A e B da usina.
O embargo às atividades do complexo de Candiota, a mais antiga usina a carvão do País, será mantido até que seja comprovada a regularização dos sistemas de armazenamento e distribuição de óleo combustível pesado e dos dispositivos de controle ambiental associados.
"O embargo foi necessário para evitar a continuidade de irregularidades que causam danos ao meio ambiente e à saúde da população", disse o superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Kuriakin Humberto Toscan.
O empreendimento, que também é alvo de ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), já havia sido multado em outras seis ocasiões pelo Ibama.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

Nenhum comentário: