quinta-feira, 29 de outubro de 2015

USP vai comparar eficiência de sistemas de aquecimento de água


São Paulo - O primeiro ambiente de testes independente criado para avaliar qualidade e desempenho de sistemas de aquecimento de água para banho vai funcionar na Universidade de São Paulo (USP) junto à Raia Olímpica do campus da capital. O Laboratório de Energia, Tecnologia e Conforto de Banho (LABAN-USP) é uma iniciativa conjunta da USP com fabricantes de equipamentos e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).

O objetivo é obter conhecimento cientificamente organizado sobre as tecnologias disponíveis no mercado consumidor, de maneira a avaliá-las do ponto de vista do uso responsável e eficiente da energia.

Além do compromisso de disponibilizar todos os resultados ao público em geral, a proposta é também buscar elementos para esclarecer a população sobre as diferentes opções disponíveis e seus respectivos impactos do ponto de vista ambiental, energético e financeiro, principalmente o peso de cada sistema no orçamento das famílias. A equação básica será a satisfação do consumidor versus o consumo sustentável de água e energia.

O LABAN-USP também vai contar com espaços preparados exclusivamente para que os próprios fabricantes possam submeter seus produtos a testes, contando com a participação dos frequentadores da Raia Olímpica.

Nenhum comentário: