domingo, 2 de julho de 2017

Presidente da Assembleia Legislativa fala a jornais regionais de SP


Aproximar a Assembleia Legislativa (Alesp) da população. Este é um dos objetivos da casa de leis estadual, que abriu suas portas para jornais regionais da capital. O SP Norte representou a Zona Norte ao lado de veículos da Zona Sul (Editora Juma, Pedaço da Vila) e Zona Leste (Acontece Agora e Paulistão Avenidas).
Em meio ao cabo de guerra que a casa está enfrentando com o governo do Estado em relação à aprovação de emendas parlamentares e a votação do aumento do teto para servidores públicos – a base governista insiste para que o tema entre em pauta –, o Presidente da Assembleia, Cauê Macris (PSDB), mostrou as novas medidas para melhorar a comunicação da casa com os paulistas.
A estrutura informativa da Alesp possui mais de cem funcionários, de acordo com Macris, e serão tomadas iniciativas para fortalecer os meios de comunicação da casa, envolvendo TV, rádio, agência de notícias e, sobretudo, mídias sociais. Uma licitação para a inclusão de uma agência de publicidade também está na pauta.
Biblioteca da Alesp, aberta ao público desde a última quarta-feira (29/6). (foto: Divulgação/Alesp)
“Apesar de serem segmentados [jornais regionais], vocês alcançam, às vezes, mais pessoas que algumas cidades do interior. Em São Paulo, os grandes não falam do dia a dia da população”, afirmou.
Macris enfatizou que o “dialogo da Alesp” é importante, pois a casa “tem um pacto com a população de cada bairro e região”. A aproximação da Alesp com a comunidade também inclui medidas como inauguração de um posto do Detran dentro da casa, e a recém-abertura da biblioteca para a população, antes com acesso apenas aos servidores.
“As pessoas pensam que aqui é fechado. Aqui é a casa do povo: tem os cursos, debates do dia a dia. A Alesp foi se encastelando, e o povo não sabe que isso [visitar] é possível”, disse.
O tema comunicação também chegou aos políticos. Para Macris, um dos fatos de os representantes não “estarem indo bem é porque não sabem se comunicar”, e citou o exemplo de João Doria (PSDB): “tem um monte de bom gestor, mas ele é um excelente comunicador”.
Cauê Macris, Presidente da Alesp. (foto: Divulgação/Alesp)
Entre as novidades da Alesp, está a criação do aplicativo Fiscaliza Cidadão, que será lançado em 30 dias, de acordo com Macris. O app vai permitir que o paulista “vigie” os deputados e o que a casa gasta.
Macris é o mais jovem deputado a assumir a presidência da casa, com 33 anos. O Presidente da Alesp defende a saída dos tucanos da base aliada de Michel Temer (PMDB), ao mesmo tempo que assegura a continuidade das polêmicas reformas trabalhista e previdenciária. “O PSDB não pode se valer do leve avanço do PIB no primeiro trimestre deste ano, resultado recém-divulgado, para justificar a permanência nos cargos. Muito menos usar a melhoria na atividade econômica para indultar aqueles que derraparam do ponto de vista ético”, afirmou em artigo publicado no início de junho na Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário: