terça-feira, 31 de julho de 2018

Boticário faz vídeo com família negra, recebe 17 mil dislikes e é alvo de críticas racistas, FSP

Um comercial narrado por um pai se gabando sobre seu relacionamento com os filhos e como eles "amam as suas brincadeiras", contraposto por imagens que mostram que ele não é tão engraçado assim. Um pai meio "tio do pavê", que dança desajeitado com a filha e tira sarro das namoradinhas do filho adolescente. 
A voz de criança finaliza a peça publicitária: "às vezes, ser pai é a coisa mais difícil do mundo, mas vale cada tentativa. Dia dos Pais merece presente". 
Comercial fofo. Bonitinho e com uma narrativa comum na época que antecede o Dia dos Pais (12 de agosto). A única diferença para a maioria dos anúncios de perfume é que a família retratada no comercial é negra.
Publicado no último dia 26, o comercial já teve mais de 17 mil "deslikes" e 85 mil curtidas. 
 
O número de reações negativas foi acompanhado por comentários racistas que criticaram a presença só de negros no comercial. 
"Pouco criativa e racista. Vamos misturar essa família aí", diz um comentário. 
"O Boticário só fabrica perfume para afros? Acho que estou usando a marca errada", afirma outro.
"Ué. Nem pra colocar pelo menos a empregada branca em, (sic) faltou diversidade. Racismo inverso existe, isso é a prova", escreveu um usuário.
"É tanto vitimismo que acham que os deslikes são racismo, quero ver um vídeo nesse YouTube que não tem deslike", dizia um dos poucos comentários recentes e que criticava os outros comentaristas.
No Twitter, um usuário perguntou se o Boticário também iria fazer uma propaganda só com índios.
Assim como as 85 mil reações positivas, a grande maioria dos comentários enaltece a marca e o vídeo, criado pela agência de publicidade AlmapBBDO.
A marca usou o próprio canal no YouTube e sua conta no Facebook para se posicionar contra os comentários racistas.
"Já faz bastante tempo que trazemos representatividade e diversidade para as nossas campanhas. E temos muito orgulho disso. Mas as reações que o nosso filme gerou só mostram pra nós que temos muito trabalho a fazer. A gente acredita no respeito a todas as pessoas e deseja que, em breve, isso não seja mais motivo de desconforto pra ninguém."
pai recebe perfume de presente. Familia está sentada no sofá: mulher atras, menino à esquerda, menina com vestido rosa e laço no cabelo à direita, e um jovem adolescente, à direita da menina
Reprodução do comercial para o Dia dos Pais da marca O Boticário - Reprodução
Também na conta do Instagram, a marca postou um vídeo escrito "Representatividade Importa. Respeite a diversidade", ilustrado com vários emojis brancos e negros.
Até a madrugada desta terça-feira (31), quatro dias após o lançamento, o vídeo já havia sido visto mais de 6,4 milhões de vezes. A campanha com a modelo Gisele Bündchen, feita há três meses, tem 8,9 milhões.
Em 2015, a marca fez uma comercial para o Dia dos Namorados que mostrava casais homossexuais e foi contestada no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que na época recebeu 30 reclamações que contestavam a moralidade da propaganda.

Entidades fazem mobilização nacional nesta terça contra MP do Saneamento, RBA

Com novo modelo de concessão estabelecido pela medida provisória, municípios mais pobres devem ter tarifas de água e esgoto aumentadas com o fim da política de subsídio cruzado
por Redação RBA publicado 30/07/2018 14h03
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
saneamento básico
MP do Saneamento do governo Temer torna "sonho da universalização" cada vez mais distante
São Paulo – Nesta terça-feira (31), entidades ligadas às questões do saneamento básico no Brasil promovem mobilizações por todo o país contra a Medida Provisória (MP) 844/18, editada pelo governo Temer, que pretende revisar o marco legal do setor. Em São Paulo, evento que alerta para os riscos trazidos pela mudança ocorrerá a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O Dia Nacional contra a MP do Saneamento foi convocado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e  – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).
As entidades afirmam que, além de ser inconstitucional, a MP prejudica os municípios mais pobres do país, que correm o risco de sofrerem com aumento nas tarifas de água e esgoto em função da nova legislação. A nova regulamentação acaba com o chamado subsídio cruzado, quando os lucros auferidos com a oferta de serviços em regiões ricas são utilizados pela empresa de saneamento para investir em infraestrutura nas regiões mais pobres.
As entidades alegam que uma mudança total das regras do setor não pode ser feita por meio de uma MP, pois demandaria um debate aprofundado entre empresas, órgãos públicos e movimentos que atuam na defesa da universalização do saneamento. 
“O sonho da universalização do saneamento no Brasil poderá ficar cada vez mais distante. E novamente os mais prejudicados serão os brasileiros mais pobres, que vivem sem acesso a água potável e esgoto tratado e sujeitos a contrair todo tipo de doenças”, adverte o presidente nacional da Abes, Roberval Tavares de Souza.
No último dia 12, o líder do PT na Câmara, deputado federal Paulo Pimenta (RS), encaminhou requerimento ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), solicitando a devolução da MP a Michel Temer. O argumento é que a medida não contempla os requisitos exigidos pela Constituição.

Mãos dadas, cérebros sincronizados, FSP

Estudos já demonstraram que uma pessoa querida segurando sua mão diminui a sensação de dor

Monitorar a atividade de um cérebro só já é coisa do passado. Um estudo de pesquisadores do Instituto Pasteur, na França, e da Universidade de Haifa, em Israel, registrou as ondas elétricas no cérebro de duas pessoas ao mesmo tempo --e descobriu que quando elas se dão as mãos, seus cérebros se sincronizam.
Casal anda de mãos dados em meio à escuridão
Casal anda de mãos dadas - Lee Jae-Won/Reuters
Interessados em entender como ter uma pessoa querida segurando a mão em momentos de dor é um ótimo analgésico, a equipe acompanhou a atividade cerebral em casais que se davam aos mãos ou não, enquanto a mulher em cada dupla recebia toques de uma vareta quente o suficiente para causar dor, mas não para ferir. 
Por que mulheres? Porque o efeito analgésico de alguém segurando a mão é maior sobre elas. Por quê? É uma pergunta para outra ocasião.
A pergunta da vez era se a analgesia do toque social seria devido à sincronização entre cérebros, ou talvez o que ela representa: ser compreendido.
Outros estudos já mostraram que a sensação de receber compreensão ativa o sistema de recompensa, que traz prazer; que ser tocado promove sincronização de ondas cerebrais entre participantes; que ter alguém segurando sua mão diminui a sensação de dor; e que a experiência de sincronização cerebral e fisiológica é prazerosa. 
O estudo, então, colocou tudo junto na forma de casais de mãos dadas ou não, enquanto a mulher recebia e avaliava a sensação de dor causada pela vareta quente. 
Resultado: sincronização das ondas elétricas entre os dois parceiros é muito maior quando há dor e mãos dadas, e quanto mais sincronizados os cérebros dos parceiros, maior é a empatia dele pela dor dela --e menor é sua sensação de dor.
"Coisa que a gente já sabia" (tirando a parte dos eletrodos), dirão alguns. Coisa que a gente agora sabe que é de verdade e não só "impressão", digo eu.
Suzana Herculano-Houzel
Bióloga e neurocientista da Universidade