terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vale amplia investimento na exploração de fosfato

rasil
Publicidade
Segunda-feira, 25/07/2011, 03h09


Tamanho da fonte: 
Enquanto Vale e Petrobras tentam acertar os ponteiros para ampliar a produção de potássio em Sergipe - a presidente Dilma Rousseff deu 40 dias para as empresas chegarem a um acordo -, a mineradora se prepara para ampliar os investimentos na exploração de outro importante insumo para a indústria de fertilizantes, o fosfato, do qual o Brasil também é dependente de importações. A Vale vai investir cerca de R$ 2 bilhões no Projeto Salitre, a ser implantado na cidade mineira de Patrocínio, onde prevê produzir 2,2 milhões de toneladas de fosfato a partir de 2013 ou 2014. O anúncio será feito no mês que vem.

O protocolo de intenções para o início do projeto seria assinado entre o governo de Minas Gerais e a Vale na última quarta-feira, em Belo Horizonte. Por causa de um contratempo na agenda dos executivos da empresa, o evento foi cancelado. Anteontem, o governador Antonio Anastasia viajou em missão internacional e só deve voltar em agosto, razão pela qual o anúncio será mês que vem.

Além do investimento da Vale, está previsto R$ 1,4 bilhão da iniciativa privada e dos governos estadual e municipal. Segundo o secretário de Desenvolvimento de Patrocínio, Thiago Oliveira, os recursos são para infraestrutura e unidades industriais de outras empresas que produzirão fertilizantes. Segundo a Vale Fertilizantes, subsidiária da Vale, o projeto Salitre - herdado da Fosfértil, comprada pela Vale em 2010 - ainda será submetido ao conselho de administração, mas fontes disseram que ele está “tecnicamente aprovado”.

Quanto à exploração de potássio em Sergipe, a Vale terá que apresentar, por determinação do Palácio do Planalto, um cronograma para a exploração das novas minas, de modo a garantir que os investimentos serão feitos. Um impasse entre Vale e Petrobras vinha impedindo a mineradora - que arrenda a mina de Taquari-Vassouras da estatal há 20 anos -de fazer novos investimentos em ampliação. (Rio de Janeiro/ Brasília e São Paulo/ AG)

Nenhum comentário: