A rede Laureate já é dona da Anhembi Morumbi. A FMI tem cerca de 9 mil alunos e faturamento estimado de R$ 450 mi este ano
Sala de aula: a FMU tem cerca de 90 mil alunos e faturamento bruto estimado para este ano de R$ 450 milhões
São Paulo - Uma das instituições de ensino superior privado mais cobiçadas do mercado, a paulistana FMU, foi vendida, por R$ 1 bilhão, para a rede americana Laureate, que já é dona da Anhembi Morumbi.
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O negócio, que vinha sendo costurado há quase um ano, será anunciado oficialmente nesta sexta-feira, 23. Essa é a maior transação feita no setor desde a fusão que criou, em abril, o maior grupo de educação superior do mundo, com a união de Kroton e Anhanguera.
Fundada em 1968 pelo advogado Edevaldo Alves da Silva - ex-secretário de governo de Paulo Maluf e de Celso Pitta e hoje um octogenário -, a FMU tem cerca de 90 mil alunos e faturamento bruto estimado para este ano de R$ 450 milhões.
Embora não esteja no topo do ranking das maiores instituições privadas do País, a FMU sempre despertou o interesse dos concorrentes por ser uma marca forte no mercado mais importante para o setor de educação. Ela tem em torno de 40 prédios só na cidade de São Paulo.
Em 2008, a instituição começou uma guinada. Os donos contrataram um grupo de executivos da concorrente Uninove, entre eles Arthur Sperandéo de Macedo, para promover uma reestruturação que tirasse a rede da estagnação.
A FMU, que tinha como carro-chefe o curso de Direito e foi criada para atender o público das classes A e B, decidiu reduzir o preço das mensalidades em 25% para atrair alunos com renda mais baixa.
A empresa, que antes disputava universitários com instituições como PUC e Mackenzie, passou a concorrer diretamente com redes mais populares, como a Anhanguera. Isso deixou a empresa ainda mais interessante, disse um executivo do setor.
O problema é que o dono não tinha interesse de vender. O professor Edevaldo fazia questão de dizer que não queria se desfazer do negócio, disse um ex-funcionário da FMU. Mas os filhos queriam e acabaram convencendo o pai.
A venda para a Laureate inclui todas as unidades da FMU em São Paulo: Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdades Integradas de São Paulo (Fisp) e Fiam-Faam Centro Universitário.
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