segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fórum Nacional discutirá novos papéis de Brasil, China e Índia


Organizado pelo ex-ministro Reis Velloso, encontro inclui trabalho que prega ''ajuste fiscal inteligente'' para o País

15 de maio de 2011 | 0h 00
Fernando Dantas / RIO - O Estado de S.Paulo
O Brasil precisa fazer um "ajuste fiscal inteligente", que inclua medidas na área da Previdência e da assistência social, racionalização da política de pessoal, e recuperação da capacidade de planejamento de investimentos de infraestrutura, entre outras providências. Esse diagnóstico e conjunto de recomendações está no trabalho dos economistas Raul Velloso e Marcos Mendes, que será apresentado na quarta-feira no 23.º Fórum Nacional.
Organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo Reis Velloso desde 1988, o Fórum Nacional de 2011 será aberto na segunda-feira à tarde com a sessão A Competição do Século: China ou Índia? Ou China, Índia e Brasil?, que reunirá o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e Edmund Phelps, Prêmio Nobel de Economia.
Na abertura do fórum, na sede do BNDES, onde o encontro tradicionalmente é realizado, Reis Velloso fará uma apresentação sobre o tema em debate. Também participarão da mesa redonda nomes como Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau; e o ex-ministro do Desenvolvimento Luiz Fernando Furlan, copresidente do Conselho de Administração da Brasil Foods.
Na terça-feira de manhã, no debate Visões de Brasil Desenvolvido: as Instituições, estarão presentes os ministros Antônio Palocci, da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência. Outros participantes são Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Glauco Arbix, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Um destaque do fórum de 2011 é apresentação na quinta-feira de Sonia Rocha, professora da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris, sobre "O ciclo virtuoso de melhorias do bem-estar social e o fim da extrema pobreza".
O Fórum Nacional de 2011 se encerrará na quinta-feira à tarde com a sessão O Sentido da Vida - A Busca da Felicidade, que tem como convidado especial o filósofo e escritor Gilberto de Mello Kujawski. Também participarão dessa sessão, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o senador Cristovam Buarque (PDT/DF).
O Fórum Nacional, associação de cerca de cem dos principais economistas, sociólogos e cientistas políticos do País, é organizado pelo Instituto de Altos Estudos (Inae). Reis Velloso é presidente do Fórum Nacional e superintendente-geral do Inae. 

Nenhum comentário: