quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Ações da Gafisa disparam 215% em apenas quatro dias de 2023; entenda por quê, OESP

 


As ações da Gafisa não param mais de subir e hoje disparam mais 50%. Os papéis já entraram em vários leilões por atingirem a oscilação máxima permitida. Só em 2023, a alta da ação chega a 215%, negociadas na casa dos R$ 29 na tarde desta quinta-feira, 5. Na Faria Lima, já há quem fale que a valorização é decorrência de um dos maiores movimentos de falta de ação no mercado - “short squeeze”, no jargão dos investidores - dos últimos tempos na B3, além de investidores, incluindo os atuais acionistas buscando a ação para ter maior poder de voto na assembleia. Nos últimos 30 dias, a ação sobe 377%.

Ações da Gafisa valorizam mais de 200% em decorrência de um dos maiores movimentos de falta de ação no mercado, segundo analistas
Ações da Gafisa valorizam mais de 200% em decorrência de um dos maiores movimentos de falta de ação no mercado, segundo analistas  Foto: Hélvio Romero/Estadão

Os analistas da Guide Investimentos observam que “os fundamentos da Gafisa são ruins e não justificam uma alta tão forte”. Nesse ambiente, havia uma grande aposta contra a ação da Gafisa no mercado nos últimos meses, por meio do mercado de aluguel, com investidores prevendo a queda da ação por conta do cenário mais difícil para o setor de construção com os juros em dois dígitos - e tendendo ficar assim em todo 2023.

Assembleia em 9 de janeiro

Mas eventos recentes acabaram precipitando a reversão dessa estratégia. Assim, os investidores precisaram rapidamente comprar ação no mercado à vista, a qualquer preço. Além disso, investidores - incluindo o controlador Nelson Tanure e o minoritário Esh Capital - vêm comprando ações da incorporadora para ter mais poder de voto na assembleia, marcada para próxima segunda-feira, 9.

A posição vendida em ações da Gafisa chegou a superar 8 milhões de papéis no final de 2022. Com o movimento de reversão, ontem estava em 4,5 milhões, e esse número pode ter caído ainda mais no pregão de hoje, indicando que pode estar perto do fim. “Tem muita gente vendida e está sofrendo muito. Ainda tem procura para o aluguel”, resume o diretor de uma corretora.

A taxa de remuneração ao doador do papel para o aluguel, que no caso da Gafisa costumava ficar em 5%, subiu para 30% nos últimos dias, na média. Na máxima, chegou a bater em 100%.

E mesmo com a disparada da taxa de remuneração, segundo fontes, tem investidor segurando o papel ou tentando comprar mais papel para reforçar seu poder de voto. Se a ação for alugada, sai da titularidade do dono e ele não pode participar da assembleia. “Ainda há falta de doador para o papel”, conta um gestor.

Embate entre Timerman e Tanure

O noticiário envolvendo a Gafisa tem sido movimentado desde dezembro. Há uma disputa da gestora Esh Capital, do investidor Vladimir Timerman, com Tanure, sobre vários temas, incluindo um aumento de capital de R$ 78 milhões, que foi homologado em reunião do conselho na terça, 3. A Esh considera o aumento “ilegal”.

Na pauta da assembleia do dia 9, há ainda a discussão de uma possível destituição do atual conselho de administração e a responsabilização dos atuais administradores por atos considerados ilegais pela Esh.

No dia 29, a Gafisa anunciou a venda da sua participação no Fasano Itaim por R$ 330 milhões, montante 153% acima de seu valor de mercado naquele dia (R$ 215 milhões).


Santos decide não abrir armário de Pelé na Vila Belmiro para preservar mística, OESP

 


O mistério em torno do que existe dentro do armário de Pelé na Vila Belmiro será mantido. Dois dias após o Rei do Futebol ser sepultado, o Santos decidiu que não irá abrir o móvel para preservar a “mística”.

O presidente do Santos, Andrés Rueda, tomou a decisão dois dias depois do sepultamento do Rei, que descansa em um jazigo dourado dentro de um mausoléu no primeiro andar do Memorial Necrópole Ecumênica, cemitério mais alto do mundo, em Santos. O Estadão apurou que a ideia, por ora, é manter o armário fechado para que o enigma continue.

“Ele guardou um objeto e levou a chave. Reza a lenda que é para dar sorte ao time do Santos”, recordou Rueda durante o velório do Rei.

Único tricampeão mundial com a seleção brasileira presente no velório, Clodoaldo não vai poder matar sua curiosidade. O “cão de guarda” de Pelé, com o qual jogou no Santos por sete anos, afirmou na cerimônia que era favorável à abertura do armário.

“Não sei como vai ser, mas tem que acabar com esse suspense para sabermos o que ele deixou de lembrança para nós, torcedores. É uma curiosidade muito grande”, afirmou. Segundo contou, nem os amigos e companheiros de Santos sabem o que Pelé guardou lá.

Sequência de fotos mostra Pelé perto de seu místico armário, trancado há 49 anos
Sequência de fotos mostra Pelé perto de seu místico armário, trancado há 49 anos Foto: Reginaldo Manente/Estadão

“O que tem nós não sabemos. Toda vez que se perguntou para o próprio Pelé ele falou que não tem nada”.

O místico armário está fechado desde 2 de outubro de 1974, data do último jogo de Pelé pelo Santos, que venceu aquela partida por 2 a 0, com gols de Claudio Adão e Geraldo (contra).

Pelé encerrou a sua jornada no Santos aos 21 minutos daquela partida. Ajoelhou-se no centro do gramado, abriu os braços e chorou. Depois, tirou a camisa e deu a volta olímpica, aplaudido de pé por mais de 20 mil torcedores na Vila Belmiro.

Terminados os atos que marcaram sua despedida no campo, desceu ao vestiário e teria guardado o uniforme e outros objetos no armário, que foi trancado em homenagem ao maior jogador de todos os tempos.

Pelé abrindo o seu místico armário na Vila Belmiro
Pelé abrindo o seu místico armário na Vila Belmiro Foto: Reginaldo Manente/Estadão

Sequência de fotos feitas com exclusividade pelo Estadão dentro do vestiário da Vila após o jogo da despedida mostra Pelé de costas abrindo o armário, depois abaixado e de pé, guardando seus objetos lá. Antes de abri-lo, ele aparece chorando. O fotógrafo Reginaldo Manente foi o único a registrar o momento. Na parte interna da porta do gabinete, é possível ver uma dedicatória.

Abrir o móvel não era objeto de debate até a morte do ídolo santista, dia 29 de dezembro, vítima de complicações relacionadas a um câncer de cólon contra o qual lutou por mais de um ano.

Armário de Pelé na Vila Belmiro foi adesivado
Armário de Pelé na Vila Belmiro foi adesivado Foto: Pedro Ernesto Guerra/Santos FC

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Existem lendas diferentes a respeito do que tem dentro do armário. Uma delas diz que o conteúdo pode ser a solução dos problemas financeiros do Santos. Pessoas ligadas a Pelé dizem o contrário. Segundo elas, não há nada que desperte tamanha curiosidade no gabinete, senão materiais esportivos, como chuteira e uniforme.

O armário do Rei faz parte do tour na Vila Belmiro feito por milhares de visitantes anualmente. É o ponto alto da visita guiada com fãs de diferentes times e locais do Brasil e do mundo. A porta do armário foi adesivada com uma foto do Rei vestindo a lendária camisa 10 do Santos e a assinatura do ídolo.

O vestiário da Vila Belmiro já foi reformado algumas vezes - a última em 2013 - mas o móvel nunca foi aberto e vai continuar fechado também na nova Vila, cuja construção foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Santos em dezembro passado. O clube deve remover o armário para a reforma e recolocá-lo intacto no novo estádio.

Entenda como o TikTok pode funcionar como alternativa ao Google, FSP

 

SÃO PAULO

Todas as plataformas querem atenção, mas cada plataforma quer atenção à sua maneira. O TikTok, rede social associada a dancinhas e tendências questionáveis, está sendo usado como alternativa ao Google para buscar informações na internet.

Pode parecer estranho, mas é reflexo de como os aplicativos têm lutado pela atenção dos usuários. Segundo estudo do Pew Research Center publicado em outubro, a proporção de americanos entre 18 e 29 anos que se informam regularmente pelo TikTok saltou de 9% em 2020 para 26% em 2022.

A pesquisa também mostra que hoje 33% dos usuários da rede social chinesa a usam como fonte de informação. Isso significa que jovens não só usam o aplicativo para participar de trends como também para pesquisar sobre qualquer tipo de assunto.

Logo do TikTok - Dado Ruvic/Reuters

"Esse fenômeno faz parte de uma transformação ampla sobre o futuro do comportamento digital. As pessoas estão cada vez mais buscando por informações autênticas, por pessoas reais, por experiências reais", disse Karina Santos, coordenadora de Mídias e Democracia do ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade).

Segundo Santos, hoje há um cansaço, principalmente na geração Z, de anúncios e do tipo de texto encontrado em sites superotimizados, que aparecem no topo das pesquisas do Google.

Esse crescimento do TikTok vai na contramão das redes sociais americanas, nas quais o consumo de notícias diminuiu ou estagnou nos últimos anos. Estão em queda Twitter, Facebook e Reddit, segundo o estudo. YouTube Instagram estão estagnados.

Outra pesquisa, publicada em julho deste ano pelo Ofcom, regulador de mídia britânico, aponta que o TikTok está entre as três principais fontes de busca para jovens de até 24 anos, ao lado do Instagram e do YouTube.

O segredo está na capacidade do algoritmo do app em oferecer o que usuário quer ver e na eficiência com que entrega resultados para certos tipos de pesquisa.

"A geração Z quer ver uma representação visual de algo em vez de ler sobre isso em um site frio e sem rosto. E esse tipo de experiência é mais facilmente transmitida em vídeo, principalmente em uma plataforma que incentiva o compartilhamento autêntico de experiências, como o TikTok", explica a pesquisadora.

No TikTok, quando o usuário seleciona o ícone de busca no canto superior direito da tela, o aplicativo exibe sugestões de conteúdo. Entre eles, assuntos populares do momento. No dia 6 de dezembro, por exemplo, apareceram opções como "Copa do Mundo""Farofa da Gkay" "Receitas de Natal".

Selecionando "Copa do Mundo", o TikTok exibia vídeos mais populares sobre o assunto na parte de cima e a tabela da competição embaixo. Abaixo dela, dezenas de vídeos sobre tudo que envolve o evento.

Escolher um deles faz o usuário entrar no que especialistas chamam de buraco do coelho (rabbit hole, em inglês), referência a "Alice no País das Maravilhas". Como os vídeos são curtos, assistir a um é a mesma coisa que assistir a dois, a três e, quando se dá conta, já passou horas no celular e percorreu diversos temas.

O algoritmo do app ainda é treinado com base no comportamento do usuário para sugerir vídeos e termos de pesquisa relacionados aos seus interesses.

Por exemplo, depois de clicar em "Copa do Mundo'', cenas da partida da Seleção brasileira contra a Coreia do Sul, TikToks dos jogadores e momentos marcantes de outras Copas começaram a aparecer com mais frequência. E isso funciona para qualquer outro tema pesquisado.

"O TikTok não foi feito originalmente para isso, mas a quantidade de conteúdo produzida na plataforma faz com que se transforme numa ferramenta de busca", explica Vince Vader, professor de Plataformas Digitais e Game Essentials da ESPM.

Segundo Vader, as plataformas disputam a atenção dos usuários segmentando seus conteúdos. Pesquisas visuais, como uma receita de macarrão ou cenas de um videogame, podem ter melhores resultados no TikTok. Vídeos explicativos, no YouTube. Amigos e familiares, é claro, no Facebook e no Instagram. Memes, no Twitter. Informações específicas, no Google. Compras, na Amazon.

Além disso, os resultados no TikTok não aparecem entre anúncios (e quando aparecem, podem ser pulados), que poluem o topo dos resultados de uma pesquisa trivial no Google. Enquanto pesquisar o nome de um celular de última geração leva a vídeos mostrando como é o produto na primeira plataforma, na segunda aparecem ofertas e canais de venda.

Isso faz a rede social ser ideal para assistir a receitas, análises de produtos e lugares, sugestões de filmes e games e guias turísticos, por exemplo. Mas está longe de substituir o Google por completo.

Pesquisas mais específicas dificilmente terão resultados satisfatórios na plataforma chinesa. É mais eficiente pesquisar pelo calendário de pagamento do Auxílio Brasil no Google do que no TikTok, por exemplo. Frases com "quando", "onde", "qual" e "por que" se saem melhor na plataforma americana porque são resolvidas com texto.

Uma consequência que Karina Santos atribui a esse fenômeno do TikTok é a ascensão dos superapps. Hoje, as empresas de tecnologia criam funcionalidades e incentivam um amplo universo temático de conteúdo para atender a novos hábitos digitais. Assim, elas passam a disputar cada segundo de atenção do usuário, retendo-os em seus ecossistemas.

É um exemplo disso o investimento do Google no YouTube Shorts e da Meta no Reels, do Instagram, que são mecanicamente idênticos ao TikTok e se acomodam em meio às outras várias funcionalidades desses aplicativos.

"É menos trabalhoso continuar no TikTok e pesquisar algo ali mesmo do que sair do aplicativo e ir para uma outra interface, com uma outra lógica de pesquisa, de formato e de experiência como um todo", disse.

O Google Search ainda tem a vantagem de estar integrado ao ecossistema da marca, e entrega resultados com base na localização do usuário, por exemplo. Nele, basta buscar por "tempo" para saber se vai ser necessário sair de casa com um guarda-chuva.

"Usar o TikTok dessa forma não quer dizer que a hegemonia do Google enquanto ferramenta de busca será ser contestada, mas é uma tendência que fala sobre o futuro do comportamento digital. Isso porque, à medida que nosso mundo digital vai crescendo e ampliando as formas de encontrar informação, ela também vai se modificando", disse a pesquisadora.